Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Você sabe o motivo das dinâmicas para recrutamento e seleção? Elas desempenham um papel muito importe, ajudando a criar um ambiente onde os candidatos podem agir o mais naturalmente possível, demonstrando sua personalidade e habilidade de interagir com pessoas desconhecidas.

O setor de RH aplica a dinâmica de grupo em situações para analisar se o candidato se encaixa na cultura organizacional da empresa. Existem vários tipos de dinâmicas de recrutamento e seleção, cada um desenvolvido para obter um resultado, vamos conferir alguns?

1. Apresentações individuais

Comece com algo simples, o candidato muitas vezes já chega com a apresentação pronta e treinada. Adote modelos que permitam destacar não só as habilidades no trabalho, mas também a diversidade cultural, social, os gostos e os desejos para a vida pessoal e profissional.

Algumas outras ideias para apresentação individual são: fazer um vídeo, levar um objeto que o represente, apresentações visuais, escolher uma personalidade que combine com o seu perfil, dentre outras. Aposte em inovações, assim o candidato necessitará utilizar vários recursos para se destacar na apresentação.

2. Dinâmica de entrosamento

Este tipo de dinâmica de recrutamento e seleção foca na capacidade do candidato em se relacionar com os demais concorrentes. A habilidade de conseguir trabalhar com inúmeras pessoas, com perfis e comportamentos diferentes do seu, é uma característica essencial para o mercado de trabalho.

Prefira dinâmicas em que cada indivíduo interaja por pelo menos um momento com os outros: atividades que necessitem de duas ou mais pessoas para serem realizadas, exijam a distribuição de funções de acordo com o perfil de cada um, dinâmicas que envolvam músicas ou outros recursos para descontrair os candidatos.

3. Dinâmica do desafio

As dinâmicas de desafio, como o próprio nome diz, envolvem propor desafios lógicos ou práticos para que a pessoa ou um grupo solucione. Ela visa avaliar a capacidade do candidato de liderança, de obedecer a ordens, trabalhar em grupo e principalmente de lidar com situações de estresse e pressão.

As práticas devem limitar os recursos necessários para serem concluídas: curto prazo, poucas informações, restrição de pessoal, escassez de recursos materiais e físicos, tudo isso pode ser aplicado para o desenvolvimento da dinâmica. Reproduzir típicos casos de trabalho sob pressão ajuda a selecionar o mais apto para aquela exigência.

4. Análise comportamental

Todas essas dinâmicas de recrutamento e seleção são criadas e aplicadas para que o profissional de RH consiga traçar o perfil do candidato que mais se encaixa nas expectativas do cargo. Uma pessoa muito agitada, por exemplo, teria dificuldades em trabalhar em funções burocráticas que exigem um ritmo mais calmo de serviço.

É interessante mesclar as dinâmicas individuais e em grupo, cada uma pode apresentar diferentes resultados e assim traçar um perfil mais complexo da pessoa. Não se esqueça de dar o feedback para o candidato, além de ajudar em seu crescimento pessoal e profissional, isso demonstra que a empresa valoriza o tempo dedicado por ele.

Seguindo essas dicas de dinâmicas para recrutamento e seleção, será possível construir uma equipe capacitada e eficaz. Então, que tal compartilhar este post nas redes sociais e possibilitar que mais pessoas tenham acesso a ele?

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert