auxílio home office auxílio home office

O que é o auxílio home office? Entenda por que oferecer aos colaboradores

4 minutos para ler

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

A atividade remota se tornou essencial para muitos negócios. Com o prolongamento da pandemia de Covid-19, muitas empresas têm implementado o auxílio home office em seu pacote de benefícios.

Como você sabe, os benefícios são imprescindíveis em uma estratégia de gestão de pessoas, pois contribuem com o bem-estar, a motivação e a produtividade da equipe. Tudo isso influencia diretamente nos resultados da companhia.

No cenário atual, itens que facilitam a vida de profissionais em home office se tornaram bastante significativos. Quer saber mais? Continue a leitura para entender o que é auxílio home office e quais são as vantagens de aplicá-lo!

O que é auxílio home office?

Diante da pandemia de Covid-19, muitos profissionais tiveram que ingressar no trabalho remoto. Como consequência, houve um aumento nas despesas residenciais e com outros itens necessários para a função.

Para resolver a situação, algumas empresas implementaram o auxílio home office. A estratégia consiste em uma ajuda de custo, ou reembolso, para arcar com parte das despesas ocasionadas pelo trabalho remoto, tais como:

  • gastos com luz e internet;
  • material de escritório e impressão;
  • aquisição de licenças de softwares;
  • compra de equipamentos de trabalho e acessórios ergonômicos.

Cabe ressaltar que esse benefício não é obrigatório. De acordo com a Reforma Trabalhista (Lei 13.467/2017), em caso de trabalho remoto ou teletrabalho, as responsabilidades sobre o custeio de equipamentos e demais infraestruturas para a atividade profissional devem estar definidas no contrato. Ou seja: as partes precisam entrar em um acordo.

Powered by Rock Convert

Quais são as vantagens?

O auxílio home office pode agregar vantagens tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Os colaboradores contam com um benefício para arcar com parte das despesas, além de um espaço de trabalho mais adequado.

A empresa, por sua vez, garante mais produtividade e oferece conforto, qualidade de vida e saúde ao colaborador. Como resultado, afastamentos devido a problemas de saúde ocasionados por má postura são evitados, por exemplo.

Um ponto importante é que essa estratégia demonstra preocupação e valorização dos profissionais, o que pode contribuir para a motivação e o desempenho deles.

Como implementar esse benefício?

Assim como outros benefícios, a implementação do auxílio home office deve ser feita com atenção. Um dos primeiros passos é definir o valor: analise as despesas de escritório dos colaboradores e o que está sendo aplicado no mercado para encontrar uma média de custo que seja justa e atrativa.

Outro passo é levantar a quantidade de profissionais que estão em home office, já que em alguns casos a atividade presencial pode ser imprescindível. Depois, é preciso adequar o orçamento para ação, de forma que não prejudique as finanças da empresa.

A ajuda de custo paga aos colaboradores que estão em home office não deve ser feita diretamente no salário, para que não seja caracterizada como remuneração. Utilizar um cartão benefícios pode ser uma boa solução, pois facilita a distribuição da verba e o controle.

Essas são as principais dicas sobre auxílio home office. Incluí-lo no pacote de benefícios da empresa pode ser uma boa estratégia para aumentar a motivação e a produtividade da equipe que está em trabalho remoto.

Gostou do texto? Quer mais dicas sobre a área? Confira o nosso próximo post e entenda como montar um pacote de benefícios atraente!

Posts relacionados

Deixe um comentário