Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
As empresas que estão antenadas com as melhores práticas já perceberam que investimentos no desenvolvimento pessoal dos colaboradores é capaz de gerar diversos benefícios. Por isso, o programa de mentoria, dedicado aos profissionais, tem sido bastante utilizado.
A mentoria ou mentoring (em inglês), como também é conhecido, auxilia as pessoas a conquistarem os seus objetivos de curto, médio ou, até mesmo, longo prazo. Ela explora as potencialidades dos indivíduos e os tornam mais focados em suas tarefas do dia a dia.
Quer saber como elaborar e colocar em prática um programa de mentoria na sua empresa? Confira o nosso post!
A mentoria foi originada na mitologia grega, quando Ulisses ordenou ao seu criado que orientasse e instruísse o seu filho. O nome dado a ele foi de mentor e, por causa disso, essa palavra passou a ser utilizada com o significado de orientador, tutor, professor e conselheiro.
Ou seja, o mentor é uma pessoa mais sábia e mais experiente, que auxilia outras pessoas a evoluírem na vida. No âmbito profissional, normalmente, a mentoria é dada por um profissional mais velho e com mais bagagem, que compartilha com os seus mentorados a sua vivência, a fim de estimulá-los na busca de seus objetivos.
Não existe regra sobre qual é mais efetivo do que o outro. Assim como as demais ações de Recursos Humanos, o programa deve levar em consideração o perfil dos profissionais participantes e os objetivos a serem alcançados. É fundamental entender se o investimento visa à capacitação de lideranças, retenção de talentos, integração de equipe e outros.
Além do Programa de Desenvolvimento Individual (PDI), as pesquisas de clima fornecem insumos para essa tomada de decisão, a partir do momento que mapeia os aspectos positivos e pontos a melhorar da empresa, e também as expectativas de crescimento na carreira.
É essencial mapear a equipe interna, para compreender quais são as necessidades encontradas e qual o programa que se encaixa melhor na realidade organizacional. Por isso, separamos algumas dicas.
O programa de coaching tem sido muito buscado pelas empresas que visam desenvolver os talentos e estimulá-los a perseguirem os seus objetivos. Ele pode ser definido como um processo que auxilia a realização de mudanças positivas e duradouras, por meio de técnicas e ferramentas — testadas e comprovadas — que permitem o desenvolvimento da consciência interna sobre os pontos fortes e fracos.
No coaching, não há dicas, nem julgamento, nem conselhos. O programa é desenvolvido para fazer com que o próprio coachee (quem participa do processo) encontre as suas respostas, responsabilize-se pelas suas escolhas e potencialize as suas habilidades. É uma ótima oportunidade para o colaborador se colocar no centro de suas decisões e parar de responsabilizar outras pessoas por atitudes que ele mesmo deveria ter tomado.
Por outro lado, a mentoria é comandada por um profissional experiente na área do colaborador. O programa é baseado no aconselhamento e na troca de experiências, com o intuito de estimular o aprimoramento do funcionário, assim como eliminar possíveis inseguranças na tomada de decisões.
Já pensou se você começa a investir em um programa que está fazendo o maior sucesso com a equipe, mas precisa paralisar, por falta de budget? Além de perder o timing do processo, a empresa perde também a confiança do colaborador. Um acompanhamento precisa de um início, meio e fim. Interromper esse desenvolvimento pode se tornar mais caro e prejudicial.
Identificados os recursos disponíveis — e sendo necessário tomar decisão sobre quem seguir e quem ficar para um segundo momento — deve-se levar em consideração o programa de sucesso e o PDI anteriormente citado. Como o mentoring e o coaching podem ter custos e tempo de duração diferentes, a análise de orçamento te dará suporte, no momento de escolher qual é mais adequado para o momento do negócio.
Não estamos falando aqui que é aconselhável copiar as ações que estão aparecendo com mais frequência em seu feed no LinkedIn. O objetivo é analisar a concorrência, entender quais são os programas com melhores resultados e adaptar ao seu negócio. Se você identificar o que tem feito os olhos dos profissionais brilharem — e que pode culminar em perdê-los para a concorrência — você já tem a resposta.
Essa é também uma ótima maneira para conseguir referência de profissionais com gabarito para conduzir o programa em sua empresa. Opções existem aos montes, mas qualidade, nem tanto.
Agora que você já conheceu mais sobre o programa de mentoria, chegou o momento de aprender a colocá-lo em prática na sua empresa. Confira o passo a passo, a seguir.
Como dissemos, antes de decidir qual programa aplicar, é importante conhecer as necessidades da empresa. Isso também serve para delimitar os objetivos que serão alcançados com a mentoria. A ideia é aprimorar as lideranças, reter talentos ou motivar os colaboradores? Então, tudo isso deve ser definido, antes do início das mentorias.
Se você está buscando a implementação de melhorias na empresa, é necessário criar maneiras de medir o impacto de tais programas na rotina organizacional. Logo, vale a pena realizar avaliações iniciais e após o programa de mentoria para, assim, conseguir comparar a evolução, tanto dos colaboradores quanto da equipe, como um todo.
O planejamento é fundamental para que o programa seja bem aplicado. Por isso, estipule as regras da mentoria — se será aplicada a todos os colaboradores ou apenas aos gestores, qual será a duração, o método de avaliação, se será obrigatório, entre outras informações que o setor de RH julgar necessário.
A seleção dos mentores é fundamental para uma boa aplicação do programa. Podem ser escolhidos profissionais de dentro da organização, bem como uma consultoria externa que já tenha o treinamento necessário para a realização da mentoria. Independentemente da decisão, a dica é já ter os mentorados definidos, pois, assim, saberá quais são as áreas de atuação e como a escolha dos mentores será definida.
Como dissemos, o programa de mentoria tem o objetivo primordial de incentivar a evolução profissional das pessoas, utilizando o autoconhecimento e a sabedoria de um mentor mais experiente. No entanto, as vantagens do programa não param por aí. Nós falaremos sobre algumas delas, nos tópicos abaixo.
A sociedade mudou bastante nesses últimos tempos e, com isso, a maneira de agir nos cargos de liderança também. Se antigamente, o modelo mais sisudo e impessoal dominava, atualmente, os gestores devem dominar uma série de ferramentas para serem firmes e respeitados.
Além disso, devem ser capazes de estimular os seus colaboradores e oferecer apoio em momentos difíceis. Também é necessário saber elaborar feedbacks e realizar negociações com outras áreas e clientes, de maneira que tragam benefícios para a empresa e a sua equipe.
No entanto, o programa de mentoria não deve ser pensado e disponibilizado apenas para os cargos de liderança. Todos os colaboradores da empresa contam com a sua parcela de importância, para que a organização colha bons resultados. Logo, se um deles estiver desanimado e não dando o melhor de si, a equipe inteira pode ser prejudicada.
Além disso, as empresas devem apreender os seus talentos, e isso só acontece com investimento em treinamentos. Há colaboradores com pouco tempo de casa, que ainda estão na área técnica, mas que seriam ótimos gestores, no futuro. Portanto, é importante pensar em estratégias de mentoria em todos os níveis organizacionais e aproveitar, da melhor maneira possível, os recursos.
Instituir um programa de mentoria reduz custos! Sim, primeiro porque o programa deve ser entendido como investimento, uma vez que trabalha o desenvolvimento dos colaboradores. A partir do momento em que você investe nos seus funcionários, benefícios — como aumento da produtividade, melhora da qualidade na entrega, maior retenção de talentos — são sentidos.
Já explicamos muita coisa por aqui, não é mesmo? Possivelmente, você já está certo de que a mentoria é uma ótima opção para a sua empresa. Mesmo assim, trouxemos algumas vantagens, para não deixar nenhuma dúvida.
Os mentores estão acostumados a rodar no mercado e já vivenciaram várias culturas organizacionais. Sendo assim, podem indicar ou apresentar potenciais parceiros ou investidores para projetos que você deseja desenvolver futuramente. O mentor vai atuar como um facilitador dessa parceria, dando dicas, passando o contato e intermediando, em um primeiro momento.
Encontramos muitos cursos no mercado que são genéricos, o que pode impactar no ROI (retorno sobre investimento) de um treinamento. A mentoria conta com um especialista que analisa o cenário específico da sua empresa, gerando, assim, resultados mais potencializadores.
Você sabia que muitas empresas já investem em mentorias voltadas para o planejamento financeiro pessoal de um colaborador, acompanhamento emocional e, até mesmo, jurídico? O programa pode ser feito para além do negócio, agregando valor para a equipe e trazendo maior segurança no âmbito pessoal e profissional.
Como visto, o programa de mentoria é uma ótima oportunidade de investimento para o desenvolvimento dos colaboradores, com o intuito de torná-los mais motivados, fazerem entregas com mais qualidade e aumentar a retenção de talentos na empresa.
E você pode ajudar a fazer com que o programa de mentoria fique ainda mais reconhecido no mercado. Basta compartilhar esse conteúdo em suas redes sociais, para que sua rede tenha acesso ao conteúdo.
Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o papel do RH deixou de…
O que é o PGR O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um…
A demissão por justa causa representa a penalidade mais severa que um empregador pode aplicar…
Manter um time feliz e engajado é um dos principais desafios de todo RH. Mas…
É impossível falarmos em “sustentabilidade” nas empresas sem olharmos toda a cadeia envolvida em torno…
A comunicação interna é significativa para a satisfação e motivação da equipe, mas algumas empresas…