As empresas precisam buscar formas de aprimorar a atuação e motivação dos profissionais, e o e-learning pode ajudar muito nisso. Já pensou em adotar essa estratégia?
Também conhecido como aprendizado eletrônico, o e-learning é uma ferramenta para compartilhar conhecimento, treinar colaboradores, entre outros objetivos, e pode ser aplicado em diversos segmentos do negócio.
Quer saber mais e entender os benefícios dele para a sua empresa? Acompanhe este post!
O que é e-learning
É uma forma de ensino a distância feita em um ambiente virtual. Com as ferramentas de aprendizagem, é possível fornecer treinamento e compartilhar conteúdos diversos por meio de textos, áudios, vídeos, jogos, exercícios, etc.
A programação pode envolver aulas ao vivo, que ficam gravadas para que os alunos tenham acesso em outros horários, além de ter a presença de um tutor online e chat para dúvidas e troca de informações, contribuindo com o aprendizado.
É possível aplicar o e-learning para diferentes objetivos, tais como:
- treinamento de equipes;
- onboarding de colaboradores;
- aprimoramento de características comportamentais e técnicas, como liderança, inteligência emocional e comunicação.
Para ter sucesso com a estratégia, ela deve ser aplicada de modo adequado, e é importante garantir que os colaboradores tenham os recursos necessários para realizar o curso, definir um tempo para conclusão, disponibilizar tutor para tirar dúvidas, além de avaliar os resultados para entender se o e-learning apresenta os retornos desejados.
Caso você identifique dificuldades por parte da equipe, há o modelo híbrido, também conhecido como b-learning. Nesse caso, além da plataforma virtual para compartilhamento de conteúdo, ocorrem encontros presenciais para tirar dúvidas e fazer exercícios e testes.
Quais as vantagens de aplicá-lo na sua empresa?
O e-learning acompanha a evolução da sociedade, cada vez mais conectada, e otimiza o aprendizado. Uma das principais vantagens em utilizá-lo na empresa é a flexibilidade de horário que os colaboradores terão para realizar o treinamento, o que pode favorecer a participação.
Outro benefício é no fator financeiro. Se a empresa deseja desenvolver a educação corporativa e não tem um orçamento grande para isso, o e-learning pode ser uma opção, já que o custo-benefício costuma ser menor que um curso presencial, por exemplo. Além disso, o investimento em um único treinamento no aprendizado virtual pode ser disponibilizado para colaboradores em diferentes localidades e times.
Em quais situações ele pode ser aplicado?
O aprendizado virtual é bastante versátil e pode ser aplicado em diversas situações, para ensino de conteúdo técnico, cursos livres, atualização profissional, idiomas, entre outros.
Treinamento de novos colaboradores
O e-learning é positivo para onboarding de novos colaboradores. Sendo assim, a sua empresa pode utilizar a ferramenta para compartilhar a missão e valores da companhia e explicar o funcionamento das áreas, processos internos, entre outros assuntos.
Atualização profissional
É importante que as equipes estejam atualizadas sobre as melhores ferramentas e condutas para a atividade, mas sabemos que nem sempre é possível investir em treinamentos presenciais ou realizá-los na frequência necessária, não é mesmo? Investir no e-learning corporativo pode ser uma maneira de atualizar os conhecimentos dos colaboradores com mais agilidade, isso pode contribuir para a redução de erros e produtividade.
Incentivar o aprendizado contínuo é uma maneira de valorizar e estimular o desenvolvimento dos profissionais, e o e-learning é uma ferramenta bastante vantajosa para isso, já que possibilita o acesso ao conhecimento de forma mais ágil e dinâmica.
Gostou de saber mais sobre o assunto? Então compartilhe o texto em suas redes sociais para que ele alcance outros profissionais!