Categories: Gestão de RH

Quais são as vantagens do design thinking para RH?

Você já ouviu falar em design thinking para RH? Como o próprio nome já diz, essa metodologia vem da área do design e tem o objetivo de agregar mais eficiência aos processos.

Diversas empresas passaram a aplicar o design thinking em diferentes setores para melhorar os resultados. Quer saber mais sobre esse conceito e entender como você pode implementá-lo no RH? Então, continue a leitura! 

Como o design thinking funciona

A metodologia consiste em aplicar etapas da área de design para tomar decisões em outros segmentos, tendo como foco a experiência dos usuários. Para alcançar tal objetivo, o design thinking deve envolver um grupo de profissionais, de preferência com habilidades e de áreas distintas, que discutirão os problemas seguindo algumas etapas, sendo elas:

  • imersão — observar o cenário e coletar dados;
  • análise e síntese — a etapa consiste em analisar dados e identificar padrões;
  • ideação — levantamento de ideias que podem se tornar soluções;
  • simulação ou prototipagem — antes de implementar a ideia, elas devem ser testadas.

Algumas ferramentas podem ajudar a colocar o design thinking em prática e buscar soluções inovadoras, tais como representação visual, mapas mentais, brainstorm e gamificação. 

Quais são as vantagens da metodologia

A principal vantagem do design thinking é alcançar a satisfação do público final. A plataforma de streaming, Netflix, por exemplo, aplicou esse conceito para identificar padrões de comportamento dos usuários e definir as melhores estratégias para aquisição e lançamento de filmes e séries. Além da experiência do público, outras vantagens da estratégia são:

  • otimização de processos;
  • inovação;
  • economia;
  • mais qualidade nos projetos.

Uma das etapas da metodologia é fazer testes antes de implementar uma ideia. Assim, além de reduzir erros, garantir mais qualidade aos projetos e satisfação do público, o design thinking também contribui para o orçamento do setor, pois evita gastos com a implementação de um projeto que não daria o retorno desejado. 

Como implementar o design thinking para RH

No caso do RH, a metodologia pode ser implementada para planejar projetos mais eficientes e que atendam às necessidades do público interno. Para colocar o design thinking para RH em prática, além de seguir as etapas indicadas anteriormente, algumas medidas que podem ajudar são: 

  • envolver os colaboradores — ouça a opinião dos colaboradores sobre problemas na rotina da empresa, levante ideias e sugestões;
  • formar uma equipe diversa — ao iniciar um projeto, procure montar uma equipe com habilidades e características distintas para obter sugestões variadas e criativas;
  • ter empatia — os projetos devem ter como foco a experiência dos funcionários, portanto, considere os interesses, necessidades e perfil deles com atenção;
  • fazer testes — antes de executar uma ideia, é fundamental fazer simulações para identificar se ela atende aos objetivos do público final.

Essas são as principais vantagens e dicas do design thinking para RH. Essa metodologia, se utilizado de forma adequada, pode agregar bons resultados com mais inovação e eficiência aos projetos e iniciativas da área. 

Gostou do texto e quer receber mais dicas sobre RH? Então, curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro das atualizações.

SPVALE

Recent Posts

Criando uma experiência do colaborador memorável com benefícios bem‑estruturados

Oferecer benefícios corporativos vai muito além da obrigação legal ou de atrair talentos no recrutamento.…

7 dias ago

Vale-refeição na CLT: o que diz a lei e como evitar erros na concessão

O vale-refeição é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas sua concessão ainda gera…

2 meses ago

RH estratégico: como os dados podem transformar sua gestão de pessoas

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o papel do RH deixou de…

2 meses ago

PGR: o que é, como funciona e por que sua empresa precisa implementar

O que é o PGR O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um…

4 meses ago

Demissão por justa causa: quais direitos o colaborador perde?

A demissão por justa causa representa a penalidade mais severa que um empregador pode aplicar…

5 meses ago

Como fazer uma pesquisa de satisfação de colaboradores eficiente?

Manter um time feliz e engajado é um dos principais desafios de todo RH. Mas…

5 meses ago