[22-Jul-2025 10:48:17 UTC] PHP Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function add_action() in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php:66 Stack trace: #0 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php(8): ChorusActivityLogger::initialize() #1 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/index.php(7): require('/home/blog/publ...') #2 {main} thrown in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php on line 66
Você já ouviu falar em design thinking para RH? Como o próprio nome já diz, essa metodologia vem da área do design e tem o objetivo de agregar mais eficiência aos processos.
Diversas empresas passaram a aplicar o design thinking em diferentes setores para melhorar os resultados. Quer saber mais sobre esse conceito e entender como você pode implementá-lo no RH? Então, continue a leitura!
A metodologia consiste em aplicar etapas da área de design para tomar decisões em outros segmentos, tendo como foco a experiência dos usuários. Para alcançar tal objetivo, o design thinking deve envolver um grupo de profissionais, de preferência com habilidades e de áreas distintas, que discutirão os problemas seguindo algumas etapas, sendo elas:
Algumas ferramentas podem ajudar a colocar o design thinking em prática e buscar soluções inovadoras, tais como representação visual, mapas mentais, brainstorm e gamificação.
A principal vantagem do design thinking é alcançar a satisfação do público final. A plataforma de streaming, Netflix, por exemplo, aplicou esse conceito para identificar padrões de comportamento dos usuários e definir as melhores estratégias para aquisição e lançamento de filmes e séries. Além da experiência do público, outras vantagens da estratégia são:
Uma das etapas da metodologia é fazer testes antes de implementar uma ideia. Assim, além de reduzir erros, garantir mais qualidade aos projetos e satisfação do público, o design thinking também contribui para o orçamento do setor, pois evita gastos com a implementação de um projeto que não daria o retorno desejado.
No caso do RH, a metodologia pode ser implementada para planejar projetos mais eficientes e que atendam às necessidades do público interno. Para colocar o design thinking para RH em prática, além de seguir as etapas indicadas anteriormente, algumas medidas que podem ajudar são:
Essas são as principais vantagens e dicas do design thinking para RH. Essa metodologia, se utilizado de forma adequada, pode agregar bons resultados com mais inovação e eficiência aos projetos e iniciativas da área.
Gostou do texto e quer receber mais dicas sobre RH? Então, curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro das atualizações.
O vale-refeição é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas sua concessão ainda gera…
Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o papel do RH deixou de…
O que é o PGR O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um…
A demissão por justa causa representa a penalidade mais severa que um empregador pode aplicar…
Manter um time feliz e engajado é um dos principais desafios de todo RH. Mas…
É impossível falarmos em “sustentabilidade” nas empresas sem olharmos toda a cadeia envolvida em torno…