Você já ouviu falar em design thinking para RH? Como o próprio nome já diz, essa metodologia vem da área do design e tem o objetivo de agregar mais eficiência aos processos.
Diversas empresas passaram a aplicar o design thinking em diferentes setores para melhorar os resultados. Quer saber mais sobre esse conceito e entender como você pode implementá-lo no RH? Então, continue a leitura!
Como o design thinking funciona
A metodologia consiste em aplicar etapas da área de design para tomar decisões em outros segmentos, tendo como foco a experiência dos usuários. Para alcançar tal objetivo, o design thinking deve envolver um grupo de profissionais, de preferência com habilidades e de áreas distintas, que discutirão os problemas seguindo algumas etapas, sendo elas:
- imersão — observar o cenário e coletar dados;
- análise e síntese — a etapa consiste em analisar dados e identificar padrões;
- ideação — levantamento de ideias que podem se tornar soluções;
- simulação ou prototipagem — antes de implementar a ideia, elas devem ser testadas.
Algumas ferramentas podem ajudar a colocar o design thinking em prática e buscar soluções inovadoras, tais como representação visual, mapas mentais, brainstorm e gamificação.
Quais são as vantagens da metodologia
A principal vantagem do design thinking é alcançar a satisfação do público final. A plataforma de streaming, Netflix, por exemplo, aplicou esse conceito para identificar padrões de comportamento dos usuários e definir as melhores estratégias para aquisição e lançamento de filmes e séries. Além da experiência do público, outras vantagens da estratégia são:
- otimização de processos;
- inovação;
- economia;
- mais qualidade nos projetos.
Uma das etapas da metodologia é fazer testes antes de implementar uma ideia. Assim, além de reduzir erros, garantir mais qualidade aos projetos e satisfação do público, o design thinking também contribui para o orçamento do setor, pois evita gastos com a implementação de um projeto que não daria o retorno desejado.
Como implementar o design thinking para RH
No caso do RH, a metodologia pode ser implementada para planejar projetos mais eficientes e que atendam às necessidades do público interno. Para colocar o design thinking para RH em prática, além de seguir as etapas indicadas anteriormente, algumas medidas que podem ajudar são:
- envolver os colaboradores — ouça a opinião dos colaboradores sobre problemas na rotina da empresa, levante ideias e sugestões;
- formar uma equipe diversa — ao iniciar um projeto, procure montar uma equipe com habilidades e características distintas para obter sugestões variadas e criativas;
- ter empatia — os projetos devem ter como foco a experiência dos funcionários, portanto, considere os interesses, necessidades e perfil deles com atenção;
- fazer testes — antes de executar uma ideia, é fundamental fazer simulações para identificar se ela atende aos objetivos do público final.
Essas são as principais vantagens e dicas do design thinking para RH. Essa metodologia, se utilizado de forma adequada, pode agregar bons resultados com mais inovação e eficiência aos projetos e iniciativas da área.
Gostou do texto e quer receber mais dicas sobre RH? Então, curta a nossa página do Facebook para ficar por dentro das atualizações.