liderança inclusiva liderança inclusiva

Como pode a liderança inclusiva enfrentar a crise econômica?

4 minutos para ler

A igualdade e a inclusão no ambiente de trabalho são fatores decisivos para empresas que querem se posicionar como destaque, ainda mais no mercado moderno, composto por pessoas que priorizam o bem-estar acima da remuneração.

Desenvolvemos este conteúdo para que você entenda o que é liderança inclusiva e como ela pode afetar positivamente o seu negócio. Ficou interessado? Continue a leitura!

O que é liderança inclusiva?

Liderança inclusiva é um estilo de liderança que foca em criar um ambiente no qual todos os membros da equipe se sintam valorizados, respeitados e incluídos, independentemente de suas diferenças. Ela foca na importância de promover a Diversidade, a Equidade e a Inclusão (DEI) nas organizações, reconhecendo que uma força de trabalho diversificada pode gerar melhores resultados e maior inovação.

Cabe dizer também que líderes inclusivos trabalham para garantir que todos tenham voz e possam contribuir plenamente para o sucesso da organização.

Quais os benefícios da liderança inclusiva na crise econômica?

Confira abaixo os principais benefícios que você obtém ao implementar uma liderança inclusiva na sua empresa.

Promoção da inovação e criatividade

Incluir diversas perspectivas, experiências e conhecimentos faz com que as empresas possam gerar ideias inovadoras e soluções criativas para enfrentar os desafios econômicos. Além disso, equipes diversificadas tendem a ter ideias diferentes e isso resulta em soluções mais variadas para problemas inusitados que podem surgir na rotina da operação.

Decisões mais informadas

Os gestores podem tomar decisões baseadas nas diferentes vivências dos profissionais, e isso é altamente valioso atualmente. Afinal, decisões baseadas em múltiplas perspectivas reduzem o risco de erros e equívocos, o que é algo muito importante em tempos de incerteza econômica.

Maior engajamento e retenção de talentos

Funcionários que se sentem incluídos e valorizados são mais propensos a permanecer na empresa e a se dedicar ao trabalho. Isso se reverte positivamente para a empresa porque os custos de demissão e contratação, por exemplo, deixam de existir com tanta frequência.

Melhoria da reputação da marca

As organizações inclusivas são vistas de forma mais positiva por clientes, investidores e o público em geral, o que pode ajudar a manter e até aumentar os negócios durante uma crise, por exemplo. Tudo isso contribui também para a atração de colaboradores altamente qualificados que estão em busca de trabalhar em locais mais inclusivos.

Quais são as práticas de liderança inclusiva?

Conheça o que faz um líder inclusivo.

Crie um ambiente seguro

Dê espaço para as pessoas se expressarem em segurança, promovendo uma escuta ativa e incentivando o feedback construtivo. Não se esqueça de incentivar os funcionários a compartilhar suas opiniões e ideias sem medo de retaliação ou discriminação.

Promova a diversidade na liderança

Você deve garantir que a equipe de contratação esteja apta a, de fato, dar espaço para pessoas de diferentes gêneros, cores, orientações sexuais e demais características que possam contribuir para a inclusão de visões diferentes na sua empresa. Uma boa maneira de fazer isso é promovendo treinamentos e mentorias para as pessoas em posição de destaque.

Implemente políticas e preste contas

Utilize métricas claras de inclusão, como a retenção de talentos de grupos minoritários e faça treinamentos regulares sobre essas métricas, ressaltando a importância dela para toda a empresa. Utilize os sistemas e meios de comunicação para esclarecer como elas são importantes para todos.

Facilite o desenvolvimento pessoal

Incentive a liderança inclusiva por meio de planos de carreiras voltados para o desenvolvimento pessoal e profissional. Isso pode ser feito, novamente, por meio da mentoria e de treinamentos específicos.

Fomente a participação

Você pode e deve incentivar a participação de todos, líderes ou liderados, focando nos princípios da inclusão para garantir que todas as vozes sejam realmente ouvidas. Tente trazer os funcionários mais reservados para a conversa, mas sem ser invasivo.

Ficou claro como a liderança inclusiva pode ser um fator decisivo para empresas que querem se consolidar no mercado moderno? Em momentos de crise, é importante alinhar todos no mesmo barco para realmente fazer o negócio continuar competitivo no mercado. Então, não deixe de seguir as nossas dicas e conseguir implementar políticas voltadas para essas necessidades.

Entre em contato conosco e saiba como oferecer benefícios aos seus funcionários e líderes!

Posts relacionados