flexibilidade no trabalho flexibilidade no trabalho

Como as empresas implementam flexibilidade no trabalho?

5 minutos para ler

A qualidade de vida profissional é, muitas vezes, mais valorizada que benefícios tradicionais e remuneração alta. Por causa disso, as empresas devem se preocupar cada vez mais com a flexibilidade no trabalho, proporcionando meios integrados de aumentar a satisfação do time de colaboradores.

Existem vários recursos para isso, mas todos exigem comprometimento da gestão e dos profissionais que desejam ter acesso a esses benefícios para que a produtividade não caia, não é mesmo? Por isso, preparamos este artigo como um guia para você.

Continue conosco até o fim para saber como lidar com a implementação da flexibilidade no trabalho. Falaremos tudo que você precisa saber sobre o tema para dar os primeiros passos nesse universo!

Tipos de flexibilidade no trabalho

Primeiramente, você deve entender quais são os tipos de flexibilidade no trabalho para  garantir que consiga realmente atender às expectativas dos funcionários ao mesmo tempo que alcança as metas da empresa. Veja as sugestões!

Horários flexíveis

Parece óbvio, mas a primeira coisa a ser incluída na flexibilidade no trabalho é permitir que os profissionais do time cheguem em horários fora dos normais e saiam quando sentirem que cumpriram o que deveriam. Por exemplo, você pode permitir um funcionamento das 7h às 21, garantindo que qualquer horário de 8 horas dentro desse intervalo seja válida.

Trabalho remoto

A pandemia nos mostrou quanto o trabalho remoto é importante e benéfico. Muitas empresas, inclusive, só existem porque não dependem de um local fixo para que suas operações deem continuidade, como os setores de TI, marketing digital, finanças, contabilidade e muitos outros. Além da economia gerada, o profissional não precisará pegar trânsito e nem gastar tempo com preparativos que faria se tivesse que se deslocar até um escritório, por exemplo.

Jornadas reduzidas

Elas permitem que os colaboradores trabalhem menos horas por semana ou por dia, ajustando suas jornadas de acordo com suas necessidades pessoais. Esse tipo de flexibilidade pode incluir trabalho em meio período ou a possibilidade de ajustar a carga horária conforme necessário.

Trabalhos híbridos

Nem todos os colaboradores precisam ir todos os dias à empresa, mesmo em casos em que o home office geral não é possível. Isso é ótimo porque permite que a qualidade de vida geral se mantenha alta, ao mesmo tempo que permite que a produtividade local nos dias de trabalho normal também continue excelente.

Benefícios da flexibilidade no trabalho

Falamos brevemente sobre alguns benefícios. Porém, agora, vamos nos aprofundar no tema! Continue a leitura.

Mais satisfação no trabalho

Colaboradores que têm mais controle sobre suas condições de trabalho tendem a ser mais satisfeitos e engajados. Afinal, a flexibilidade permite que eles adaptem sua rotina às suas vidas pessoais, aumentando seu bem-estar geral.

Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional

A possibilidade de ajustar horários e locais de trabalho ajuda os colaboradores a equilibrar melhor suas responsabilidades pessoais e profissionais, reduzindo o conflito entre trabalho e vida pessoal.

Redução de estresse

A flexibilidade pode diminuir o estresse relacionado ao trabalho, como o tempo gasto em deslocamentos e a dificuldade em conciliar compromissos pessoais — menos estresse leva a um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo.

Redução de custos e aumento da produtividade

Menos custos porque a empresa não tem que pagar tanta energia elétrica e, muitas vezes, nem mesmo um espaço físico para o trabalho, além de sofrer com menos absenteísmo, por exemplo.

Estratégias para implementar a flexibilidade no trabalho

Para começar, você deve ter certeza de que existe uma comunicação eficiente e eficaz entre todos os membros da empresa, a fim de que nenhum processo fique parado por causa de gargalos. Quando isso está alinhado a expectativas claras sobre o que cada funcionário deve fazer, não há riscos de você sofrer com roubo de tempo por parte das pessoas que estão de casa ou trabalhando menos.

Outro fator importante é ter tecnologia para acompanhar as mudanças, sempre focando em sistemas de comunicação e gestão baseados em nuvem para não haver perda de tempo ou travamentos. Também é necessário que os computadores fornecidos aos funcionários sejam de qualidade.

Por fim, não deixe de treinar e desenvolver treinamentos constantes sobre como a empresa está preocupada em oferecer os melhores benefícios e como isso é uma troca entre todos, além de explicar os usos adequados da tecnologia e para acelerar a adaptação a essa nova cultura.

Sendo assim, fica claro que a flexibilidade no trabalho é algo que pode ser facilmente implementado, mas que quer atenção e planejamento. Muitas pessoas ainda estão presas à ideia de que o trabalho flexível é menos produtivo, mas sabemos que isso é coisa do passado. Não perca a oportunidade de melhorar a qualidade de vida das pessoas que trabalham com você.

Gostou de aprender mais sobre flexibilidad eno trabalho? Então, aproveite a visita para entrar em contato conosco e conhecer mais benefícios.

 

Posts relacionados