auxílio-farmácia auxílio-farmácia

Auxílio-farmácia: vale a pena oferecer aos colaboradores?

3 minutos para ler

Auxílio-farmácia é um benefício corporativo que pode ser atrativo para os seus colaboradores. Já pensou em oferecê-lo? 

A oferta do item não é obrigatória pela legislação trabalhista, mas pode ser um diferencial no pacote de benefícios da companhia, algo significativo para aumentar a motivação da equipe, atrair e reter talentos.

Ele se destaca como uma solução que combina cuidado com a saúde e apoio financeiro aos colaboradores. Quer entender melhor como implementar essa vantagem na empresa? Acompanhe este post e saiba mais!

O que é auxílio-farmácia?

É um benefício para subsidiar os gastos dos colaboradores com medicamentos e produtos relacionados à saúde, como vitaminas e itens de higiene. Dessa forma, a pessoa contratada escolhe o que deseja e paga a fatura, ou parte dela, com o benefício oferecido pela empresa.

Como funciona?

A implementação pode variar conforme a política de cada empregador. Algumas formas de funcionamento são:

  • parceria entre a empresa e redes de farmácia para oferecer desconto nos produtos;
  • vale farmácia com valor fixo mensal estabelecido para o colaborador utilizar como desejar em itens de saúde e higiene;
  • reembolso parcial das despesas mediante apresentação de nota fiscal.

Quando a empresa define um montante para uso em farmácia, o valor pode ser disponibilizado em um cartão de benefícios para que o colaborador realize as suas compras no local que desejar, respeitando as regras de uso. Essa solução pode ser uma alternativa para empresas que não conseguem arcar com custos de um plano de saúde, por exemplo.

Por que oferecer auxílio-farmácia?

A legislação trabalhista não obriga as empresas a fornecerem o auxílio-farmácia aos seus funcionários. Contudo, esse benefício pode ser estabelecido por meio de Convenções Coletivas de Trabalho ou Acordos Coletivos de Trabalho, firmados entre sindicatos de trabalhadores e empregadores. 

Embora opcional, o auxílio-farmácia é uma ótima forma de incrementar o pacote de benefícios da empresa. Ele contribui para a satisfação dos colaboradores, inclusive os que trabalham em home office, pois tem impacto direto na saúde financeira e no bem-estar. Afinal, os gastos com medicamentos podem representar uma parte significativa do orçamento familiar. 

Além disso, a estratégia pode trazer outras vantagens para a empresa, tais como: 

  • fortalecimento da marca empregadora;
  • atração e retenção de talentos;
  • motivação da equipe.

Como disponibilizar o auxílio-farmácia?

O auxílio-farmácia pode ser disponibilizado em um cartão flexível, nesse caso a empresa tem a oportunidade de incluir diversos benefícios em um único cartão e customizar cada item conforme o orçamento, objetivos corporativos e o perfil da equipe.

Contar com um bom fornecedor de benefícios também é uma estratégia acertada. Assim, você terá os melhores itens à disposição e poderá ter o suporte necessário para fazer a contratação e gestão deles. 

Essas são as principais características do auxílio-farmácia. A implementação dele demonstra a preocupação da empresa com o bem-estar dos colaboradores, contribuindo para a promoção da saúde, aumento da satisfação e produtividade no ambiente de trabalho.

Gostou do post? Quer ficar por dentro de outras assuntos de RH? Então acompanhe a SPVALE nas redes sociais. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!

Posts relacionados

Deixe um comentário