Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Trabalhar com home office pode ser uma excelente estratégia. Hoje em dia, companhias de diversos portes já permitem que os seus os funcionários realizem a jornada de trabalho, ou parte dela, fora do escritório, o que resulta em ganhos para o profissional e para a empresa.

A atividade remota foi regulamentada como teletrabalho pela reforma trabalhista que entrou em vigor em 2017, ou seja, empregadores e profissionais aproveitam os benefícios dessa modalidade e ainda ficam dentro da legislação.

Quer saber mais sobre o assunto e entender por que permitir o home office na sua empresa? Então, continue a leitura!

Como funciona o home office?

O home office é a possibilidade de trabalho à distância, o que pode ser feito de casa, de um café, de um coworking etc. Contudo, para que ele seja realizado de forma adequada, é necessário que o profissional conte com uma infraestrutura eficiente com computador, telefone, internet, mesa, além de saber organizar bem o seu tempo.

Os recursos para a atividade devem ser fornecidos pela empresa ou podem ser adquiridos pelo funcionário. De acordo com a legislação, é importante que esses detalhes estejam no contrato de trabalho.

A modalidade pode ser aplicada em diversas profissões e em organizações de variados portes e segmentos. A frequência em que será possível trabalhar com home office dependerá dos objetivos e da política da companhia. Algumas empresas permitem um ou dois dias de trabalho à distância, já outras realizam toda a atividade profissional nesse formato.

Quais são os benefícios dessa modalidade?

Trabalhar com home office pode resultar em uma série de benefícios para o negócio. Por isso, cada vez mais empresas estão adotando essa modalidade. Veja, a seguir, algumas dessas vantagens!

1. Redução de custos

Um dos principais benefícios é a redução de custos com o espaço físico. O home office possibilita diminuir gastos com aluguel, ao optar por um escritório menor, mobiliário e outros recursos como água, luz, limpeza, estacionamento para colaboradores etc.

Dessa forma, será possível investir mais em melhorias para o negócio, treinamentos e benefícios para a equipe, entre outras estratégias que contribuam com os resultados da empresa.

2. Produtividade

Há quem acredite que o fato de um profissional trabalhar à distância pode prejudicar o desempenho dele. No entanto, geralmente, acontece o contrário e o colaborador se torna mais produtivo. A disposição por não precisar enfrentar trânsito ou transporte público para chegar até a empresa é um dos fatores para isso.

Além dos mais, com um ambiente adequado, as interrupções também se tornam menores, já que não haverá interferência com telefones e colegas de trabalho, por exemplo. Contudo, para ter uma boa produtividade é importante que a pessoa seja organizada para trabalhar em casa, definindo as suas atividades metas.

3. Qualidade de vida dos profissionais

Muitas cidades apresentam trânsito intenso e transporte público insuficiente para atender a demanda de pessoas em horário de pico, o que resulta em trabalhadores mais estressados. Dessa forma, mais um benefício dessa modalidade é quanto a qualidade de vida da equipe, uma vez que não será necessário se deslocar todos os dias entre a casa e o trabalho e vice-versa.

4. Atração de talentos

Os jovens profissionais dão preferência por ambientes mais flexíveis e por companhias que valorizam a qualidade de vida da equipe, sendo assim, permitir o trabalho remoto em jornada integral, ou cerca de duas vezes por semana, pode se tornar um diferencial para o negócio e contribuir para a retenção e a atração de talentos.

Esses são alguns benefícios em trabalhar com home office. Analise atentamente as suas características e veja se é possível aplicá-la na sua empresa. A estratégia pode resultar em colaboradores mais dispostos, produtivos e felizes, além de gerar uma redução de custos.

Gostou do texto. Quer ler outros conteúdos sobre o assunto? Então, confira também o nosso post sobre mobilidade corporativa!

Fale com um consultorPowered by Rock Convert
Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert