Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O RH 4.0 vem transformando o dia a dia dos profissionais do setor. Por isso, é importante conhecer as principais ferramentas e tendências para entender como elas podem ser positivas para o seu negócio.

As novas tecnologias ajudam a otimizar tarefas, melhorar a experiência de colaboradores e clientes, mensurar dados com mais facilidade, entre outros benefícios. Isso faz com que elas sejam cada dia mais aplicadas na gestão de pessoas de empresas de variados portes.

Quer saber mais sobre o assunto e conhecer quais são as principais tendências do RH 4.0 para os próximos anos? Então, continue a leitura!

Invista em automação de processos

As tecnologias estão presentes em todos os ambientes corporativos e isso não é diferente com o RH. A tendência para os próximos anos é que os softwares inteligentes sejam cada vez mais utilizados para otimizar as tarefas e aumentar a produtividade dos colaboradores da área.

Ao investir nessas tecnologias, a empresa vai conseguir controlar o registro de ponto, a folha de pagamento e os benefícios com mais facilidade, além de gerenciar o recrutamento e seleção, avaliar o desempenho da equipe, entre outras atividades.

Todos esses processos são positivos, pois reduzem falhas humanas, permitem um acesso mais rápido aos dados e contribuem com a tomada de decisão para ajustes e desenvolvimento da companhia.

Aposte em ferramentas tecnológicas para recrutamento e seleção

Recrutamento e seleção são essenciais para o sucesso de toda a empresa e, com o RH 4.0, a expectativa para o futuro é que isso se torne cada vez mais tecnológico. A atividade pode ser feita toda online com o uso de ferramentas de vídeo, por exemplo.

Os softwares não substituem a atuação do recrutador e a avaliação de gestores quanto aos melhores candidatos para o cargo, mas podem auxiliar na triagem garantindo que os profissionais mais alinhados avancem para as próximas etapas. As ferramentas baseadas em inteligências artificial e o uso de softwares de análise comportamental são algumas das estratégias para isso.

Utilize gamificação nos treinamentos

A gamificação é uma estratégia que consiste no uso de jogos digitais para facilitar o aprendizado. Ela pode ser vista em cursos a distância de diversos segmentos e passou a ser aplicada também nos treinamentos corporativos.

Um dos focos do RH 4.0 é o desenvolvimento e a qualificação dos profissionais. Essa tecnologia está presente entre as principais tendências do setor para os próximos anos, visto que facilita esse processo. Ao tornar a experiência mais interativa e imersiva, a empresa aumenta o engajamento do participante e melhora os resultados do aprendizado.

A metodologia pode ser utilizada em treinamentos, recrutamento e onboarding de novos colaboradores, entre outras situações.

Aplique a inteligência virtual na empresa

Diversas empresas ao redor do mundo já adotaram a inteligência artificial no ambiente corporativo e, nos próximos anos, a expectativa é que esse número aumente. Usando mecanismos e softwares que se aproximam do comportamento humano, mas trazem resultados mais precisos, a inteligência artificial (IA) agiliza as tarefas e otimiza erros.

A IA pode ser aplicada em diferentes situações. No recrutamento e seleção, ela é útil para analisar dados e cruzar as competências e características dos candidatos com o perfil da vaga, por exemplo. Também pode ser aplicada em buscas e análises de dados, para a comunicação interna, entre outros.

Com o passar dos anos, as responsabilidades da área deixaram de ser apenas burocráticas e ganharam papel estratégico na motivação e na qualificação da equipe. Diante disso, o RH 4.0 busca otimizar esse processo e alcançar resultados mais efetivos, fazendo com que seja importante estar por dentro das tendências e conhecer as inovações para o setor.

A inteligência artificial é um elemento significativo no RH 4.0. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira também nosso artigo com 5 formas de aplicá-la na empresa!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert