reunião one on one reunião one on one

Reunião one-on-one: entenda como funciona!

4 minutos para ler

Uma equipe bem alinhada certamente alcança muito mais resultados. Para cada objetivo, existe uma estratégia diferente e, nas reuniões corporativas, esse princípio também se aplica. Entre os diversos tipos de reuniões, há a reunião one-on-one, realizada exclusivamente entre gestor e liderado. Você sabe como ela funciona? Acompanhe a leitura e entenda mais!

O que é uma reunião one-on-one?

Para manter a equipe de trabalho alinhada, é importante criar uma cultura de feedback. Isso envolve adotar medidas que ofereçam um retorno aos funcionários e promovam ajustes constantes entre as expectativas e os resultados obtidos.

No caso da reunião one-on-one, ela é realizada face a face, entre o gestor e seu liderado. Seu principal objetivo é ter um momento para fornecer feedbacks, encontrar pontos que necessitam ser melhorados e identificar obstáculos a serem superados.

O foco da reunião one-on-one é ouvir os colaboradores, trazendo a vantagem da melhoria do fluxo de informações de baixo para cima e ajudando o gestor a tomar conhecimento de problemas que precisam ser resolvidos em curto prazo.

Quer saber como obter o máximo das suas reuniões one-on-one? Então, confira as próximas dicas!

Como fazer uma boa reunião one-on-one?

Para ter sucesso nas reuniões one-on-one, tendo bons resultados em produtividade, é preciso ter planejamento. Confira alguns pontos que vão impactar a qualidade das suas reuniões.

Fazer reuniões regularmente

Passar longos períodos sem ter um tempo face a face com seus colaboradores pode resultar em problemas acumulados cuja resolução vai demandar muito mais tempo, recursos e energia.

Por isso, a regularidade das reuniões one-on-one permite o acesso imediato a informações e, consequentemente, mais rapidez na solução de problemas. A periodicidade pode ser semanal ou quinzenal, de preferência, separando o mesmo dia da semana e horário para que cada colaborador possa se preparar.

Preparar a pauta

A reunião deve ser colaborativa, por isso, o gestor deve incentivar que os colaboradores preparem as pautas, conforme os temas que precisam ser debatidos.

Dessa maneira, o gestor tem a oportunidade de tomar conhecimento dos pontos que necessitam de ajuste, dos desafios enfrentados pelos funcionários e os planos de ação a serem implementados.

Ter disposição para ouvir

O tempo de duração da reunião pode variar de 30 a 60 minutos, conforme a necessidade. O que não pode faltar nesse tipo de reunião é o ingrediente fundamental: a disposição do líder em ouvir seu liderado.

Em meio a todos os tópicos abordados, o gestor não deve perder de vista que seu foco é escutar o colaborador e compreender como ele tem se sentido em relação ao trabalho e quais são suas perspectivas a respeito do que precisa ser ajustado.

Na reunião one-on-one o supervisor pode fazer um check-in de bem-estar com sua equipe e verificar a evolução das prioridades, tomando nota do que ficou pendente e dos próximos desafios e objetivos a serem alcançados.

Quais os benefícios da reunião one-on-one?

A reunião one-on-one, sem dúvida, gera benefícios para a empresa com a aproximação entre os gestores e colaboradores, a troca de feedbacks e mais agilidade na identificação e solução de problemas.

Longe de ser uma reunião maçante, ela é rápida e dinâmica, e seu foco principal é ouvir os colaboradores e descobrir o que pode ser feito para criar um ambiente de trabalho positivo e que favoreça a produtividade.

Como você viu, a reunião one-on-one serve para alinhar as expectativas entre gestor e liderado. Ela fornece importantes informações de baixo para cima, que permitem tomadas de decisão mais assertivas da parte dos gestores. Além disso, ajuda a promover o bem-estar no trabalho, uma vez que as necessidades dos colaboradores são ouvidas.

Gostou desse conteúdo? Então, compartilhe com seus amigos nas suas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário