Quando a notícia que um vírus perigoso estava circulando pelo Brasil foi anunciada, as autoridades proibiram o funcionamento presencial de qualquer estabelecimento que não fosse considerado essencial. Agora, depois de meses de espera, muitas empresas estão considerando retomar o trabalho presencial.

Durante todo esse tempo, as empresas adotaram o home office de maneira integral e por período indefinido como a melhor solução para evitar aglomerações e o contágio pela Covid-19. Mas algumas atuam em segmentos que não permitiram tal abordagem ou mantiveram apenas os serviços de escritório nesse regime.

Com a diminuição do número de contaminados, alguns governos estão criando planos para retomar o trabalho presencial nas empresas, mas para isso é preciso estar atento às regras e orientações dos especialistas. Todas as medidas devem ser tomadas para garantir a segurança e a saúde de todos os colaboradores.

Separamos abaixo algumas dicas para ajudar a equipe de RH na gestão de pessoas e descobrir se esse é o momento ideal para retomar o trabalho presencial na empresa. Boa leitura!

Siga as orientações das autoridades

Por se tratar de um vírus novo, sobre o qual as autoridades da área de saúde ainda estão aprendendo, as informações de segurança podem mudar com certa frequência. Por isso, é importante se manter atualizado com relação às recomendações para cuidar da saúde dos funcionários da melhor maneira possível.

Os governos criaram zonas de flexibilização, que analisam a taxa de infecção da população naquela área para determinar se ela está pronta para voltar aos poucos ao seu funcionamento normal. Essa medida serve para garantir a segurança de todos e retomar às atividades econômicas e sociais lentamente, não contaminando mais pessoas.

Saiba se o escritório tem uma estrutura adequada

Algumas das medidas de segurança que as autoridades recomendaram para evitar a contaminação entre as pessoas são:

  • respeitar o distanciamento social;
  • usar máscara cobrindo o nariz e a boca;
  • adotar o álcool em gel para desinfetar os objetos;
  • lavar sempre as mãos com água e sabão, evitando contato com os olhos e as vias respiratórias.

Verifique se o escritório oferece funcionalidades como estrutura adequada para manter o distanciamento entre as pessoas, outras fontes de circulação de ar que não sejam o ar-condicionado ou a possibilidade dos colaboradores trabalharem sem que entrem em contato com outros colegas. Tudo isso ajuda a minimizar a chance de contaminação entre a equipe ao retomar o trabalho presencial.

Distribua equipamentos de segurança

Os especialistas e as autoridades fizeram várias exigências para que as empresas consideradas essenciais pudessem funcionar. Entre elas, podemos citar:

  • restrição da capacidade de receber clientes no espaço;
  • distanciamento entre as pessoas quando houver filas;
  • medição da temperatura antes de entrar no local, além de muitas outras.

Mais uma das exigências foi a distribuição de equipamentos de segurança individual e coletiva para os colaboradores. Caso sua empresa deseje retomar o trabalho presencial, é preciso seguir as mesmas regras dos demais estabelecimentos, fornecendo máscaras, face shield, luvas e álcool em gel para todos os funcionários.

Powered by Rock Convert

Verifique se há algum caso de vírus entre os funcionários

Antes de retomar o trabalho presencial, mantenha-se informado sobre a saúde ocupacional dos funcionários e peça para informarem sempre que alguém estiver contaminado com o vírus ou em contato com um infectado. Mesmo que não tenha feito o exame para comprovar a contaminação, o colaborador deve ser afastado caso apresente algum sintoma.

Essa medida previne a contaminação dos colegas de serviço por uma pessoa com suspeita de infecção ou que não apresenta sintomas. A justiça brasileira passou a considerar a contaminação pela Covid-19 no ambiente de trabalho como doença ocupacional, o que pode gerar processos trabalhistas para a empresa caso seja comprovada a infecção. 

Faça um rodízio de colaboradores caso seja necessário

Quando a empresa não apresenta a estrutura necessária para garantir o distanciamento social, pode propor aos colaboradores que estão em home office um rodízio de quem volta ao trabalho presencial. A equipe seleciona uma ou mais pessoas, de acordo com a disponibilidade de espaço, para comparecerem ao escritório em alguns dias da semana.

É aconselhável manter de fora desse rodízio pessoas que estejam no grupo de risco ou morem com alguém que não possa correr o risco de se contaminar. Assim, é possível retomar o trabalho presencial de maneira gradual e segura, sem colocar em risco a saúde de nenhum colaborador ou afetar sua avaliação de desempenho.

Realize uma pesquisa com a equipe

Antes de propor qualquer ação para retomar o trabalho presencial, faça uma pesquisa entre os colaboradores e descubra como se sentem com a possibilidade de voltar ao serviço nos moldes tradicionais. A percepção deles sobre a segurança no ambiente de trabalho deve ser considerada antes de qualquer tomada de decisão por parte da gerência.

Essa pesquisa precisa acontecer para que a empresa tenha um entendimento dos sentimentos de segurança ao retomar o trabalho presencial. Tal cuidado influencia diretamente no clima organizacional do local, pois quando o colaborador não se sente bem no ambiente de trabalho sua qualidade de vida também é afetada.

Outro ponto que precisa ser analisado antes de retomar o trabalho presencial é a taxa de infecção do vírus no estado, na cidade e no bairro onde a empresa está localizada. Regiões com muitos casos podem representar um perigo à segurança dos colaboradores, sendo necessário monitorar com cuidado a situação de cada local.

Pensando nisso, a recomendação é elaborar um mapa iterativo com o local de residência de cada funcionário da empresa. Assim, a equipe de RH consegue identificar quais colaboradores apresentam uma chance maior de voltar ao escritório e quem ainda precisa manter o trabalho remoto ou um horário flexível na empresa.

Aplicar todas essas dicas quando estiver ponderando sobre retomar o trabalho presencial é sinal de maturidade, profissionalismo e responsabilidade com os colegas. Se a equipe de RH tomar todos os cuidados indicados, vai evitar problemas futuros para os colaboradores e a empresa.

O que achou de nossas dicas para retomar o trabalho presencial? Esperamos ter respondido a todas as suas dúvidas sobre o assunto! Para conferir mais dicas como estas, não deixe de curtir nossa página no Facebook e fique em dia com as novidades!