Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Os profissionais de Recursos Humanos precisam pensar em ações para aumentar a motivação e os conhecimentos dos colaboradores, sendo as palestras corporativas boas soluções para isso. Você já realizou um evento do tipo na empresa?

Muitas companhias investem nessa ou em outras estratégias para aprimorar o desempenho da equipe e, consequentemente, melhorar os resultados do negócio. Contudo, para alcançar os objetivos desejados, é essencial que as palestras corporativas sejam planejadas com cuidado.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura, veja as vantagens dessas palestras e confira nossas dicas para organizá-las!

Por que investir em palestras corporativas?

Os treinamentos e as palestras corporativas podem trazer benefícios significativos para a empresa. Veja abaixo alguns exemplos!

1. Aumento do conhecimento dos colaboradores

As palestras aumentam o conhecimento dos colaboradores sobre determinado assunto, contribuindo para o desempenho de cada um em sua respectiva função. Um evento sobre Segurança da Informação, por exemplo, pode atualizar dados sobre o tema e informar quanto às boas práticas que devem ser adotadas na empresa.

2. Mais motivação para a equipe

As estratégias de RH e Comunicação Interna contribuem para a motivação dos funcionários, pois eles se sentem mais valorizados pela empresa. Além disso, é possível investir em palestras corporativas motivacionais que foquem em habilidades emocionais e sirvam para inspirar os colaboradores, impulsionando-os no trabalho.

3. Melhora do clima organizacional

As palestras corporativas também costumam fazer parte da estratégia para melhorar o clima organizacional. Os assuntos abordados podem ajudar a transmitir os valores da companhia, integrar os colaboradores e aumentar o diálogo com os funcionários, entre outros benefícios. Isso contribui com o engajamento e a melhora do ambiente de trabalho.

Como organizar esse tipo de evento?

Um dos primeiros passos para organizar palestras corporativas é definir o objetivo da ação. Dessa forma, você deve estabelecer o tipo de palestra (motivacional, informativa etc.), além de:

  • focar nas necessidades e no perfil da equipe: o assunto abordado deve despertar o interesse e contribuir para o desenvolvimento dos trabalhadores, utilizando uma linguagem adequada;
  • escolher um bom palestrante: a habilidade desse profissional é importante para garantir que o assunto chegue até os colaboradores e seja colocado em prática. Se a palestra for monótona e desinteressante, dificilmente os resultados serão satisfatórios;
  • definir a duração do evento: apresentações muito longas podem desestimular a participação dos funcionários, portanto analise qual é o tempo adequado para transmitir o conteúdo. Além disso, não deixe de reservar um espaço para perguntas, assim os participantes podem esclarecer suas dúvidas e trocar informações;
  • fazer a divulgação: utilize os canais internos de comunicação para divulgar a ação e estimular a presença dos colaboradores;
  • realizar uma pesquisa pós-evento: após a palestra corporativa, faça uma pesquisa com os participantes para analisar qual opinião têm sobre o evento e pergunte sobre a duração, o local, o tema abordado, a experiência do palestrante etc.

As palestras corporativas podem motivar o time de vendas, inspirar os funcionários com exemplos de superação e educar a equipe sobre assuntos diversos, como qualidade de vida e segurança no trabalho, entre outros exemplos. Independentemente do assunto e do estilo escolhido, é essencial organizá-las com atenção para que o retorno seja ainda mais positivo.

Gostou do conteúdo e quer ver outras dicas sobre gestão de pessoas? Então, assine nossa newsletter para receber os novos conteúdos diretamente em sua caixa de entrada!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert