Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Já não é novidade que a tecnologia se tornou uma grande aliada das empresas e, principalmente, dos setores de Recursos Humanos, certo? Além da otimização de uma série de atividades internas por meio das ferramentas inteligentes, a boa notícia é que há ainda a vantagem de gerir de forma mais eficiente os benefícios concedidos aos colaboradores.

Assim, tanto os funcionários quanto as próprias companhias podem usufruir de uma série de proveitos. A roteirização de vale-transporte surge nesse cenário como uma facilitadora para as empresas. Mas você sabe o que é roteirização? Trata-se de uma prática na qual as companhias cruzam o endereço da casa do trabalhador até o trabalho e traçam o melhor trajeto.

Muitas empresas podem até não conhecer esse termo fundamental para a área de Recursos Humanos. Mas seus principais objetivos são: otimizar o tempo dos colaboradores no trânsito, gastar menos ao conceder esse direito previsto em lei e proporcionar muitos outros benefícios que você vai conhecer acompanhando este artigo. Boa leitura!

Por que adotar a roteirização?

Ao conceder aos colaboradores o vale-transporte, muitas empresas não costumam conferir o trajeto indicado por eles, apenas utilizando o formulário de solicitação do benefício. Acontece que, muitas vezes, a pessoa é nova na cidade ou no emprego e pode desconhecer caminhos que sejam mais rápidos, acessíveis ou com menos baldeações, por exemplo.

A empresa surge como uma facilitadora nesse processo, ao buscar alternativas mais eficazes para o trabalhador e também para o negócio. Assim, a instituição destina o valor correto e necessário à mobilidade do colaborador, além de evitar um mal uso do dinheiro destinado à passagem.

Quais são os benefícios da roteirização para uma empresa?

Veja o que a roteirização pode fazer pela companhia e avalie a contratação desse eficiente sistema!

Redução de custos

Imagine um colaborador que mora perto de uma estação de metrô, mas, por desconhecimento ou falta de costume em andar nesse meio de transporte, informe que precisa pegar dois ônibus até o local de trabalho. Se a empresa não faz uso da roteirização, certamente o custo da passagem será bem mais elevado do que aquilo necessário, concorda?

Ao adotar o sistema, a companhia consegue descobrir o caminho que sairia mais econômico no final das contas — e também muito mais rápido para o colaborador, neste caso. Ainda sobre economia, seria possível que a empresa utilizasse o valor poupado em outras ações que visassem à satisfação interna ou diversos tipos de vantagens para os funcionários.

Sem contar que não haveria desperdícios ou a acumulação indevida de saldo no cartão de passagem do usuário. Isso contribui para que a próxima recarga seja feita somente no montante que complete o que estiver faltando para que ele consiga se deslocar durante todo o mês. Ou seja: são vários os custos reduzidos internamente.

Powered by Rock Convert

Otimização do tempo

Já falamos sobre a agilidade para que o trabalhador possa se deslocar de casa em direção ao trabalho e vice-versa. Trata-se de um fator muito relevante, pois o tempo de trajeto é um dos aspectos que mais podem desmotivar ou estimular um colaborador a continuar em uma empresa e optar por trabalhar nela.

Contar com um caminho mais rápido certamente deixará qualquer funcionário mais satisfeito — ou ao menos vai contribuir para reduzir seu cansaço. Além disso, o setor de RH pode se beneficiar com a otimização do tempo oferecida pelo processo de roteirização.

Ocupando-se menos com atividades burocráticas e mecânicas, como são aquelas que fazem parte da rotina administrativa que envolve o gerenciamento de benefícios, os gestores de Recursos Humanos ficam muito mais livres para atuar de forma estratégica internamente. Como resultado, esses profissionais passam a contribuir com os diversos setores da companhia.

Diminuição do absenteísmo

Como vimos, a qualidade de vida dos colaboradores é uma das questões que mais impactam na saúde interna da equipe e na qualidade da convivência diária. Um dos reflexos disso é quando o funcionário está insatisfeito com o trabalho por ter de perder muito tempo durante o trajeto (principalmente se for aliado a outros fatores). Como consequência, ele se sente mais desmotivado e tende a aumentar o número de faltas.

No entanto, você já deve estar ciente de que o absenteísmo é um dos principais desafios das equipes de gestão enfrentados por empresas de vários segmentos e independentemente do porte. Trata-se de um assunto que merece a atenção dos gestores.

Da mesma forma, é preciso avaliar e discutir muito bem os motivos para que tal cenário esteja sendo observado. Nesse sentido, algumas medidas eficientes não podem deixar de fazer parte do plano de estratégia — entender o que é roteirização (e apostar nela) é um dos exemplos.

Padronização da oferta de vale-transporte

Não contar com um sistema que monitore e gerencie a rota e o custo do transporte dos colaboradores é contraprodutivo para a instituição. Adotar um sistema de roteirização permite um alinhamento muito melhor nesse sentido, fazendo com que toda a empresa consiga seguir um modelo e seja padronizada ao conceder esses benefícios aos trabalhadores.

Por fim, não pense na roteirização como um custo a mais para a companhia ou algo burocrático e chato de ser feito. Entenda que há empresas especializadas nesse tipo de prática, sendo que todo o trabalho fica a cargo da contratada (parceira da qual você não deve abrir mão quando o assunto é gestão de benefícios).

Se a intenção é que o setor de Recursos Humanos tenha tempo para atuar de forma estratégica em áreas nas quais sua contribuição é indispensável, deve-se apostar em uma empresa de benefícios para aplicar a roteirização. Sua parceira de negócios vai atuar no gerenciamento do benefício, efetuar os cálculos e ficar responsável por todos os detalhes, diminuindo a carga de trabalho do RH.

Agora que você entendeu o que é roteirização, acredita que se trata de uma ferramenta eficiente e capaz de contribuir com os resultados da sua empresa? Invista nessa ideia!

Se, antes disso, quiser conhecer as melhores práticas para contratar a empresa de benefícios ideal, não deixe de conferir nossas dicas. Aproveite a leitura!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert