Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Em busca de vantagens competitivas, as empresas têm investido cada vez mais em iniciativas que permitam atrair e reter os melhores talentos. Então, vale a pena descobrir o que é Employer Branding, pois seus conceitos podem ser diretamente aplicados nesse contexto.

Neste artigo, além de entender melhor o que é o Employer Branding, você vai conhecer algumas formas de implantá-lo em sua empresa. Continue a leitura!

Employer Branding enquanto estratégia

Por diversas conjunturas de como a sociedade está se desenvolvendo, está cada vez mais difícil encontrar bons profissionais. E, quando é possível achá-los, a concorrência é quase sempre acirrada. Portanto, diversas empresas tendem a fazer ofertas visando atraí-los. E se você conseguisse criar meios para que os maiores talentos disponíveis procurassem a sua empresa, interessados em trabalhar por ela, em vez de entrar em disputas constantemente com os outros players do mercado?

Esse é exatamente o desafio que o Employer Branding pretende superar — fazer seu negócio se destacar frente aos concorrentes, levar os candidatos a prioritariamente o escolherem quando pensarem em novas oportunidades de trabalho e motivar seus colaboradores a não desejarem sair.

Employer Branding é um conjunto de iniciativas voltadas a apresentar sua empresa como uma marca empregadora desejável, com excelente reputação. É necessário para atrair candidatos, para melhorar a negociação em processos de contratação e para reter bons funcionários.

Ele é centrado na definição do posicionamento da organização em questões como diversidade, práticas comerciais, modelos salariais, benefícios e remuneração variável, presença digital e relacionamento com a comunidade e demais stakeholders.

A implementação do Employer Branding

No intuito de aplicar os conceitos do Employer Branding, há uma série de ações que você pode adotar para que essa estratégia possa ser implementada em sua organização. Listamos aqui algumas delas!

Defina uma mensagem que reflita sua cultura

Existem dois pontos aqui que são importantes: sua empresa precisa saber que tipo de cultura gostaria de preservar, com base em seus objetivos e valores; e, com base nisso, você precisa buscar por pessoas que se identifiquem com seus propósitos. Dessa forma, em um segundo momento, você pode se estruturar para que os talentos prospectados estejam realmente alinhados com o que você quer. Para isso, é fundamental que a mensagem que você passa para o mundo, independentemente do veículo, esteja ajustada nesse contexto.

Invista nas mídias sociais

As mídias sociais são uma maneira simples, rápida e acessível de demonstrar quais são suas práticas organizacionais e, assim, segmentar melhor os candidatos ao mesmo tempo em que divulga sua empresa.

Você pode usar esses espaços para encontrar, atrair, engajar e converter os melhores talentos em profissionais interessados em trabalhar para sua empresa. Redes como o LinkedIn ou plataformas como o Love Mondays são muito procuradas por quem quer saber mais a respeito de seu negócio e, portanto, monitorar esses canais pode fazer toda a diferença.

Engaje seus colaboradores atuais

As pessoas tendem a confiar na opinião de amigos, colegas ou mesmo conhecidos quando recebem uma proposta de trabalho e querem conhecer mais a respeito da empresa. Então, é fundamental que seus funcionários realmente vistam a camisa e defendam seu negócio sempre que for necessário.

Isso faz todo sentido, afinal, quem conhece os produtos, serviços, cultura e valores de sua empresa melhor que eles? Por isso, você precisa envolvê-los na promoção da marca de sua empresa enquanto empregador. Você deve capacitá-los para se tornarem seus embaixadores.

O impacto dessas ações é bastante significativo, tanto para motivar aqueles que já trabalham na empresa quanto para fazer com que bons profissionais do mercado tenham interesse em entrar para o time. Quando você entende o que é o Employer Branding e busca aplicar seus conceitos, os benefícios podem ser enormes e os resultados virem num prazo bastante interessante.

E se este artigo ajudou você, que tal compartilhá-lo nas suas redes sociais para que seus amigos e colegas também possam saber mais a respeito do assunto?

Fale com um consultorPowered by Rock Convert
Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert