Já ouviu falar sobre o que é auxílio-mobilidade? Esse benefício corporativo é uma alternativa ao vale-transporte e pode facilitar o deslocamento dos colaboradores.
Com a estratégia, o trabalhador pode escolher a melhor forma de ir até a empresa, usando táxi ou carro de aplicativo, por exemplo, e não fica dependendo apenas do transporte público.
Quer entender mais sobre essa modalidade? Então, veja o texto que preparamos e tire suas dúvidas!
O que é auxílio-mobilidade e como ele funciona?
Auxílio-mobilidade é um benefício para descolamento dos trabalhadores. Ele pode ser usado para ir até a empresa, para reuniões em clientes etc.
O funcionamento é bem simples: o crédito definido pela contratante pode ser depositado em um cartão de benefícios e o colaborador utilizará a verba no meio de transporte que preferir, ou com combustível para o próprio veículo.
O auxílio-mobilidade pode ser usado em diferentes situações, como táxi, estacionamento, posto de gasolina, recarga de cartão de ônibus, aluguel de carro e corrida por aplicativo.
Qual a diferença entre auxílio-mobilidade e o vale-transporte?
Os dois benefícios são usados para o deslocamento dos profissionais, entretanto, o vale-transporte fica restrito apenas ao transporte público.
O vale-transporte é um benefício obrigatório e regulamentado pela Lei n.º 7.418/85. Contudo, o empregador pode substituí-lo pela verba de mobilidade, desde que tenha um acordo formal com o contratado.
Em muitos casos, o auxílio-mobilidade se torna mais atrativo para os colaboradores, pois oferece a flexibilidade de escolher o melhor meio de transporte conforme sua realidade no momento. Em um dia de chuva ou greve no transporte público, por exemplo, ter a opção de utilizar outros meios de locomoção pode ser significativo.
Por que oferecer auxílio-mobilidade para os colaboradores?
Agora que você entendeu o que é auxílio-mobilidade, vamos falar sobre as vantagens de implementar essa estratégia! Assim como outros benefícios corporativos, essa é mais uma forma de valorizar a equipe, contribuindo para a motivação e engajamento. Além disso, pode influenciar outros pontos importantes, como mostraremos a seguir.
Atração e retenção de talentos
O item pode incrementar o pacote de benefícios e ser atrativo para um número maior de colaboradores, como aqueles que trabalham de forma remota, mas precisam ir à empresa uma vez por semana, por exemplo.
Ter um bom pacote de benefícios pode ser um diferencial e contribuir para a atração e retenção de talentos. Além de uma remuneração adequada, os profissionais valorizam benefícios como plano de saúde, previdência privada, transporte, entre outros.
Aumento da produtividade
Outra vantagem é quanto à produtividade. Ao oferecer alternativas para o deslocamento, o colaborador pode buscar uma forma mais confortável de ir à empresa, sem depender apenas do transporte público, o que contribui para que ele chegue com mais disposição no trabalho, influenciando em sua produtividade.
Facilidade para o RH
A verba destinada para mobilidade pode ser depositada em cartão específico ou um cartão multibenefícios, o que permite concentrar todos os benefícios em um único local e pode facilitar a rotina da equipe de RH.
Agora que você tirou suas dúvidas sobre o que é auxílio-mobilidade, poderá definir se ele é interessante para a sua empresa. O item pode ser um benefício atrativo para a equipe, mas é importante implementá-lo de forma adequada para ser utilizado apenas no deslocamento entre casa e trabalho ou para reuniões e eventos profissionais.
Contar com um gestor de benefícios pode ajudar em todo o processo. Entre em contato e saiba mais sobre os serviços da SPVALE!