Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

O mundo está em constante evolução, com a tecnologia mudando e influenciando diversas áreas. Uma delas é a mobilidade corporativa. Se há poucos anos falar em trabalhos home office não passava de uma expectativa futurista, agora sabemos que muito em breve a Inteligência Artificial (IA) vai revolucionar os locais de trabalho como conhecemos.

Essas alterações têm grande impacto no que diz respeito à operacionalização em si dos modelos, mas também nos modos como os colaboradores e demais envolvidos lidam com essa nova realidade. Neste artigo, além de saber mais a respeito do conceito de mobilidade corporativa, você conhecerá algumas formas de otimizar os custos dos processos de forma a aproveitar todos os benefícios dessa implementação. Continue a leitura!

O que é a mobilidade corporativa?

Muitas mudanças estão acontecendo no mercado como um todo. Há novos modelos de negócios, como compartilhamento de carros e locação por temporada de apartamentos de pessoas físicas via aplicativos, e sistemas automatizados guiados por dados que respondem à demanda.

Nesse contexto, a maneira de as pessoas trabalharem também mudou. Em virtude da melhoria crescente nas telecomunicações e das novas demandas de clientes, diversas empresas não têm mais a necessidade de ter a maior parte de seu corpo de empregados alocados em um mesmo espaço físico.

Antigamente, era comum que apenas as equipes de vendas fossem móveis — e, mesmo assim, havia a necessidade de ir frequentemente a uma central para dar atualizações a respeito das atividades realizadas. Hoje, isso mudou. Há um número grande de pessoas trabalhando diretamente ou prestando serviços para empresas a partir de suas próprias casas ou outros tipos de espaços compartilhados.

Portanto, chamamos de mobilidade corporativa todo o conjunto de tecnologias e ferramentas que permite viabilizar que uma pessoa ou mesmo um grupo de colaboradores exerça suas atividades sem precisar estar fisicamente alocado em uma sede. Os recursos empregados para que esses processos funcionem envolvem a transmissão de dados em tempo real e a integração de informações, garantindo também a comodidade de se trabalhar de qualquer lugar esteja aliada à agilidade.

Como otimizar os custos?

É natural pensar que, se os colaboradores não estiverem ocupando espaço em certo local, haverá uma redução com gastos em infraestrutura, aluguéis e outras despesas. Isso acontece, de fato.

Porém, para que as operações possam acontecer sem distúrbios, é necessário fazer investimentos relativamente altos em tecnologia, tanto em sistemas quanto em hardware. E, no intuito de minimizar esse impacto, algumas ações podem ser tomadas.

Treine os colaboradores

Ao adotar um modelo orientado à mobilidade corporativa, é importante dar ênfase ao treinamento de colaboradores, para que eles façam a utilização correta dos equipamentos móveis disponibilizados pela empresa. Além disso, as próprias ferramentas podem propiciar a realização desses e de outros treinamentos, uma vez que podem ser feitos online, economizando os custos com a logística de centralizar os participantes em um local.

Estabeleça medidas de monitoramento

Como em qualquer atividade empresarial, para conseguir gerenciar, é preciso definir indicadores para o processo, políticas e regras de funcionamento, além de reforçar o controle efetivo da rotina no dia a dia. Dessa forma, haverá clareza para todos os envolvidos e as decisões poderão ser tomadas com base em fatos e dados.

Opte pelo fornecimento de vale transporte

Com os colaboradores livres para se movimentarem, você pode adotar como diretriz a intensificação de contatos junto aos clientes e fornecedores. Isso permite buscar oportunidades para melhores negociações de contratos, o que impulsiona as vendas.

Nesse e em outros casos em que há o deslocamento, uma ótima alternativa é buscar uma gestora de benefícios e oferecer vale transporte, simplificando o processo e evitando os problemas típicos de quando se adota uma política de reembolsos.

Quando uma empresa caminha para a mobilidade corporativa, ela pode obter diversos benefícios. Alguns são bastante nítidos, como a redução nos tempos de deslocamento de grande parte dos colaboradores, mas outros são mais intangíveis, como a melhoria no clima organizacional.

Gostou de conhecer essa tendência? Como sua empresa pode se preparar para a mobilidade corporativa? Tem outras dúvidas e sugestões? Deixe seu comentário aqui no post!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert