Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Atualmente, é difícil encontrar uma empresa que, independentemente do seu porte, não faça uso da inteligência artificial em algumas de suas atividades. Principalmente em relação à busca da melhor performance e no desenvolvimento de liderança de sucesso, esse recurso tem sido um grande aliado das companhias. Mas afinal, o que é inteligência artificial?

Inteligência artificial (IA) é uma área da tecnologia semelhante à cognição humana, projetada por meio de softwares e mecanismos programados pelo homem para simular sua capacidade de promover soluções. Entre outras funções, é utilizada para otimizar muitos processos rotineiros realizados pelas empresas. Contudo, é também uma estratégia muito eficiente na busca e formação de lideranças internas. Entenda como isso se relaciona!

Como a IA tem mudado o conceito de liderança nas empresas?

A inteligência artificial foi pensada para contribuir com todos os processos realizados por uma empresa. É por meio dela que os líderes conseguem, cada vez mais, realizar atividades estratégicas, saber como delegar funções  — respeitando o perfil de cada colaborador  — e, principalmente, direcionar ações que podem ser feitas de maneira mecânica com o uso dessa tecnologia.

Além disso, a IA tem facilitado nas tomadas de decisão a serem definidas pelos líderes com mais agilidade e precisão. Isso acontece porque esse recurso permite uma apuração de dados mais completa e que podem embasar decisões importantes dentro de uma companhia, como um processo de demissão ou de recrutamento e seleção.

Assim, os gestores conseguem ficar mais livres para voltar os seus esforços para decisões mais complexas, que exigem mais dedicação e análises por parte da liderança e que, consequentemente, não poderiam ser realizadas por robôs. Outro ponto positivo do uso da inteligência artificial é na própria formação e identificação desses líderes.

O recurso permite que a empresa também consiga reconhecer os verdadeiros talentos dentro da empresa. Por meio da sua base de dados de informações dos colaboradores, é possível apurar resultados individuais, traçar o perfil ideal para ocupar determinado cargo e, por meio de diversas ferramentas, capacitar o profissional para assumir uma liderança de sucesso.

Qual é o papel do RH no acompanhamento dessa tendência?

As vantagens de investir na inteligência artificial dentro das companhias são muitas e para todos os setores. Na área de Recursos Humanos, por exemplo, os benefícios são percebidos de maneira ainda mais intensa, pois, como esse é um setor bastante estratégico, requer cada vez mais a utilização dos artifícios oferecidos pelas ferramentas que têm como base a IA.

Um dos papéis do RH em relação ao uso dos mecanismos tecnológicos é investir em programas de conscientização aos colaboradores para que entendam que a inteligência artificial é uma aliada dos processos internos e não visa a substituição de trabalhadores por máquinas. Esse é um dos maiores receios dos profissionais.

Além do mais, é importante que o setor desenvolva ações voltadas para o entendimento dos gestores quanto ao uso correto e otimizado desse tipo de tecnologia na atração e retenção de talentos e no aprimoramento das qualificações dos colaboradores. Desse modo, é possível promover uma liderança de sucesso investindo e aproveitando dessas ferramentas de maneira eficiente.

Aproveite para aprender mais sobre inteligência artificial e entender como pode utilizar esse recurso no dia a dia e otimizar as atividades do seu RH!

Acompanhe nosso Instagram para mais dicas.

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert
Powered by Rock Convert