Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

As ferramentas tecnológicas têm revolucionado diversas áreas profissionais, inclusive a de gestão de pessoas. Um exemplo disso é o uso de inteligência artificial no RH, que se destaca pela inovação e também por todas as possibilidades que oferece.

A inteligência artificial consiste em processar e analisar uma grande quantidade de dados, sendo capaz de reconhecer padrões e aprender e se desenvolver com o tempo. Nesse sentido, é muito parecida com o próprio modo de pensar dos seres humanos.

Ainda não conhece essa tecnologia? Pois bem, neste post mostramos 5 aplicações possíveis da inteligência artificial no RH. Continue a leitura e se surpreenda!

1. Recrutamento e seleção

A IA pode ser usada para traçar um perfil ideal para uma vaga e, da mesma forma, identificar os candidatos mais adequados analisando uma base de dados — os perfis do LinkedIn ou filtrando diversos currículos recebidos pela empresa, por exemplo.

Assim, dá para acelerar o processo de recrutamento e seleção, de modo a selecionar quem mais se enquadra no que é desejado pela organização. Também dá para aumentar as chances de acertar na escolha.

2. Mensuração de resultados

Todos os relatórios de desempenho dos colaboradores podem ser processados por meio da inteligência artificial, para verificar os resultados das diferentes equipes, inclusive, do próprio setor de recursos humanos.

Dessa forma, é possível conferir a produtividade e a rotatividade de funcionários, a efetividade nas contratações realizadas, entre outros indicadores. Tudo isso pode contribuir para uma maior eficiência na gestão de pessoas.

3. Treinamento e desenvolvimento

Já existem ferramentas de inteligência artificial que podem ser usadas para encontrar problemas e apresentar soluções no treinamento e capacitação interna nas empresas. Esse tipo de tecnologia ajuda a encontrar pontos de melhoria para aumentar a eficácia e a satisfação em relação aos cursos.

Os próprios softwares de AI podem ser utilizados para a criação e aplicação dos cursos e testes, analisando todos os resultados obtidos com o treinamento.

4. Retenção de talentos

Outra utilidade da inteligência artificial no RH é contribuir para manter um alto potencial da equipe da empresa. Algumas ferramentas são capazes de processar informações e entender as necessidades individuais e tendências de carreira para os diversos profissionais da organização.

Com isso, a empresa pode dar mais suporte ao colaborador para alcançar seus objetivos profissionais e pessoais, deixando-o mais satisfeito. Dessa forma, a retenção de talentos é muito mais eficaz e direcionada para cada pessoa.

5. Comunicação interna

Por fim, um uso já difundido da inteligência artificial no RH é para a comunicação interna. Um atendente virtual pode tirar dúvidas, receber reclamações e repassar informações de maneira mais dinâmica e eficiente, além de mais alinhada com o público da empresa.

Sem contar que essa também é uma forma de otimizar o trabalho do setor de gestão de pessoas, que pode passar muito tempo recebendo reclamações e respondendo a e-mails corporativos.

Bons exemplos de inteligência artificial no RH já são usados pelo Magazine Luiza, com a Lu, e pela LATAM, com a Júlia. Mas existem diversas outras ferramentas semelhantes apresentando ótimos resultados. Portanto, vale a pena se informar e conhecer melhor essa tecnologia!

Gostou de saber como usar a inteligência artificial no RH e quer conferir mais posts como este? Então, conheça também 4 práticas infalíveis para aumentar a produtividade no trabalho!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert