[22-Jul-2025 10:48:17 UTC] PHP Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function add_action() in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php:66 Stack trace: #0 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php(8): ChorusActivityLogger::initialize() #1 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/index.php(7): require('/home/blog/publ...') #2 {main} thrown in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php on line 66 Experiência do funcionário: o que é e qual a sua importância?
Categories: Gestão de RH

Experiência do funcionário: o que é e qual a sua importância?

Experiência do funcionário, ou employee experience, está relacionada ao tratamento dado aos contratados e à interação deles com a empresa. Ela pode interferir diretamente na produtividade e na motivação da equipe.

Sendo assim, é importante que a área de RH dê atenção a isso. Como anda a experiência dos colaboradores por aí? Precisa de dicas para melhorá-la? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema! 

O que é experiência do funcionário

O termo está ligado ao relacionamento que o colaborador tem com a empresa, desde o recrutamento até o desligamento. Essa interação pode ser positiva ou negativa, dependendo das estratégias adotadas. Alguns fatores que influenciam nessa experiência do funcionário são:

  • processo seletivo;
  • comunicação interna;
  • onboarding de colaboradores;
  • plano de carreira;
  • ambiente de trabalho;
  • pacote de benefícios;
  • apoio da liderança;
  • processo de demissão e recolocação.

Quais são as vantagens para a empresa

Oferecer uma boa experiência ao funcionário é significativo, pois demonstra que a empresa se preocupa com a satisfação e o bem-estar dele. Profissionais felizes ficam mais engajados com os objetivos corporativos, o que influencia no desempenho. Além disso, a estratégia agrega benefícios como: 

  • diferencial para a atração e retenção de talentos;
  • melhora o clima organizacional;
  • contribui com os resultados financeiros;
  • reforça a marca empregadora.

Segundo um relatório publicado pela IBM sobre o impacto financeiro de um employee experience positivo, companhias que investiram nessa estratégia tiveram o dobro no retorno sobre as vendas. 

Como melhorar a experiência dos seus funcionários

Um dos primeiros passos para melhorar a experiência dos funcionários é ouvir a opinião deles. Faça pesquisas, realize conversas informais, analise sugestões e reclamações e observe o perfil e as necessidades da equipe para investir em ferramentas que contribuam para a experiência e a satisfação dos colaboradores. Veja, a seguir, outras dicas que podem ajudar no processo. 

Analise toda a jornada do colaborador

A experiência dos funcionários começa no processo seletivo e pode seguir até a sua recolocação, caso a empresa tenha um programa para isso. Dessa forma, é fundamental analisar toda a jornada do colaborador para identificar pontos de melhoria. Algumas etapas significativas nessa jornada são: recrutamento, processo de admissão, onboarding e treinamentos.

Ofereça boa remuneração e benefícios

A satisfação dos colaboradores será influenciada positivamente se a empresa contar com remuneração adequada e pacote de benefícios. Além dos benefícios, a companhia pode considerar programas de premiações para recompensar funcionários que tenham desempenho acima da média, com bônus em dinheiro, viagens ou brindes. 

Incentive o crescimento da equipe

Outra estratégia positiva para a experiência do funcionário é ter um programa para crescimento na carreira, com plano de cargos e salários, investimento em treinamentos, bolsa de estudos, entre outras medidas que contribuam com o desenvolvimento dos profissionais.

Dê atenção ao ambiente de trabalho e ao clima organizacional

Criar um ambiente de trabalho inspirador e saudável também será essencial para a boa experiência da equipe. Nesse caso, é importante ter o apoio da liderança para motivar os profissionais e oferecer feedbacks, investir em ações de comunicação e endomarketing, incentivar a diversidade para estimular a criatividade e a inovação, entre outras medidas.

Como foi possível perceber, a experiência do funcionário é significativa para os resultados. Sendo assim, procure realizar um diagnóstico interno e aplicar melhorias para isso. 

A oferta de benefícios pode aumentar a satisfação da sua equipe. A SPVALE ajuda você com isso, entre em contato!

SPVALE

Recent Posts

Vale-refeição na CLT: o que diz a lei e como evitar erros na concessão

O vale-refeição é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas sua concessão ainda gera…

2 semanas ago

RH estratégico: como os dados podem transformar sua gestão de pessoas

Em um mercado cada vez mais competitivo e dinâmico, o papel do RH deixou de…

4 semanas ago

PGR: o que é, como funciona e por que sua empresa precisa implementar

O que é o PGR O PGR, ou Programa de Gerenciamento de Riscos, é um…

2 meses ago

Demissão por justa causa: quais direitos o colaborador perde?

A demissão por justa causa representa a penalidade mais severa que um empregador pode aplicar…

3 meses ago

Como fazer uma pesquisa de satisfação de colaboradores eficiente?

Manter um time feliz e engajado é um dos principais desafios de todo RH. Mas…

3 meses ago

Gestão sustentável no RH: 5 práticas conscientes para a organização

É impossível falarmos em “sustentabilidade” nas empresas sem olharmos toda a cadeia envolvida em torno…

4 meses ago

All Rights ReservedView Non-AMP Version
X

Headline

You can control the ways in which we improve and personalize your experience. Please choose whether you wish to allow the following:

Privacy Settings