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Experiência do funcionário: o que é e qual a sua importância?

Experiência do funcionário, ou employee experience, está relacionada ao tratamento dado aos contratados e à interação deles com a empresa. Ela pode interferir diretamente na produtividade e na motivação da equipe.

Sendo assim, é importante que a área de RH dê atenção a isso. Como anda a experiência dos colaboradores por aí? Precisa de dicas para melhorá-la? Continue a leitura e saiba mais sobre o tema! 

O que é experiência do funcionário

O termo está ligado ao relacionamento que o colaborador tem com a empresa, desde o recrutamento até o desligamento. Essa interação pode ser positiva ou negativa, dependendo das estratégias adotadas. Alguns fatores que influenciam nessa experiência do funcionário são:

  • processo seletivo;
  • comunicação interna;
  • onboarding de colaboradores;
  • plano de carreira;
  • ambiente de trabalho;
  • pacote de benefícios;
  • apoio da liderança;
  • processo de demissão e recolocação.

Quais são as vantagens para a empresa

Oferecer uma boa experiência ao funcionário é significativo, pois demonstra que a empresa se preocupa com a satisfação e o bem-estar dele. Profissionais felizes ficam mais engajados com os objetivos corporativos, o que influencia no desempenho. Além disso, a estratégia agrega benefícios como: 

  • diferencial para a atração e retenção de talentos;
  • melhora o clima organizacional;
  • contribui com os resultados financeiros;
  • reforça a marca empregadora.

Segundo um relatório publicado pela IBM sobre o impacto financeiro de um employee experience positivo, companhias que investiram nessa estratégia tiveram o dobro no retorno sobre as vendas. 

Como melhorar a experiência dos seus funcionários

Um dos primeiros passos para melhorar a experiência dos funcionários é ouvir a opinião deles. Faça pesquisas, realize conversas informais, analise sugestões e reclamações e observe o perfil e as necessidades da equipe para investir em ferramentas que contribuam para a experiência e a satisfação dos colaboradores. Veja, a seguir, outras dicas que podem ajudar no processo. 

Analise toda a jornada do colaborador

A experiência dos funcionários começa no processo seletivo e pode seguir até a sua recolocação, caso a empresa tenha um programa para isso. Dessa forma, é fundamental analisar toda a jornada do colaborador para identificar pontos de melhoria. Algumas etapas significativas nessa jornada são: recrutamento, processo de admissão, onboarding e treinamentos.

Ofereça boa remuneração e benefícios

A satisfação dos colaboradores será influenciada positivamente se a empresa contar com remuneração adequada e pacote de benefícios. Além dos benefícios, a companhia pode considerar programas de premiações para recompensar funcionários que tenham desempenho acima da média, com bônus em dinheiro, viagens ou brindes. 

Incentive o crescimento da equipe

Outra estratégia positiva para a experiência do funcionário é ter um programa para crescimento na carreira, com plano de cargos e salários, investimento em treinamentos, bolsa de estudos, entre outras medidas que contribuam com o desenvolvimento dos profissionais.

Dê atenção ao ambiente de trabalho e ao clima organizacional

Criar um ambiente de trabalho inspirador e saudável também será essencial para a boa experiência da equipe. Nesse caso, é importante ter o apoio da liderança para motivar os profissionais e oferecer feedbacks, investir em ações de comunicação e endomarketing, incentivar a diversidade para estimular a criatividade e a inovação, entre outras medidas.

Como foi possível perceber, a experiência do funcionário é significativa para os resultados. Sendo assim, procure realizar um diagnóstico interno e aplicar melhorias para isso. 

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