Quer saber como ensinar educação financeira aos funcionários? O tema pode ser abordado de diferentes formas e é significativo para a empresa. Afinal, quando o colaborador mantém suas contas e obrigações financeiras em dia, ele consegue dar mais atenção ao trabalho.
É possível abordar o tema com palestras, cursos, vídeos, entre outras ações. Continue a leitura e confira as dicas que separamos!
Alguns gestores consideram que problemas externos na vida dos funcionários não devem ser preocupação da empresa. Contudo, vale destacar que essas situações também podem afetar o ambiente corporativo.
Profissionais que não conseguem fazer o salário durar até o fim do mês, encontram dificuldade em quitar despesas, entre outros problemas financeiros podem ficar mais irritados e desatentos durante o trabalho e com baixa produtividade, o que influencia o desempenho do negócio.
Se essa é uma situação comum entre a equipe, a empresa pode adotar estratégias para ensinar educação financeira para os funcionários e tentar reduzir esses problemas.
Hábitos financeiros saudáveis geram mais qualidade de vida e contribuem para a saúde mental dos profissionais. Veja, a seguir, algumas medidas que podem ajudar com isso!
Umas das formas de ensinar educação financeira à equipe é criar campanhas sobre o assunto. Alguns temas que podem ser abordados são:
Planejar ações de comunicação interna com dicas para abordar esses temas pode ser positivo para a vida financeira dos colaboradores. Postagens na rede social corporativa, vídeos, campanhas de comunicação no jornal mural, jornal interno e intranet, são algumas das ações para isso.
A companhia pode oferecer benefícios em dinheiro para ajudar os colaboradores a colocarem as contas em dia.
Além de ser um auxílio financeiro, a estratégia também contribui para a motivação e produtividade dos profissionais, já que essas premiações são atreladas ao desempenho deles.
Outra forma de ajudar a equipe a lidar melhor com o dinheiro é usar os canais de comunicação interna para compartilhar dicas para que os profissionais ampliem seus conhecimentos sobre o tema.
Existem diversos livros, cursos pagos e gratuitos e vídeos que abordam o assunto de maneira didática, voltados tanto para quem está começando a organizar a vida financeira quanto para quem busca conhecimento sobre investimentos, renda fixa e variável etc.
Um exemplo disso são os conteúdos disponibilizados pelo portal de educação da B3, a Bolsa de Valores do Brasil, com materiais sobre como organizar as finanças, como começar a investir, entre outros assuntos.
Outra forma de falar sobre finanças com os colaboradores é com eventos sobre o tema. Palestras, mesa redonda e workshops, por exemplo, são formas de fazer isso. Convide especialistas do setor para falar sobre atitudes para economizar dinheiro, como montar reserva de emergência, melhores formas de investimentos, entre outros temas.
Essas são algumas dicas sobre como ensinar educação financeira para os funcionários. Incluir esse tema nas ações de RH e comunicação interna pode ajudar com a saúde e bem-estar deles, além da concentração e produtividade no trabalho.
Gostou do texto? Quer saber mais sobre gestão de pessoas? Então, confira nosso próximo post com dicas para aumentar o engajamento de equipes desmotivadas!
É impossível falarmos em “sustentabilidade” nas empresas sem olharmos toda a cadeia envolvida em torno…
A comunicação interna é significativa para a satisfação e motivação da equipe, mas algumas empresas…
No Dia Mundial da Saúde nas empresas, é essencial discutir como a alimentação influencia a…
A gestão de frotas é uma prática essencial para empresas que utilizam veículos em suas…
Auxílio-farmácia é um benefício corporativo que pode ser atrativo para os seus colaboradores. Já pensou…
Saber como determinar o valor do vale-refeição ideal é essencial para garantir o bem-estar dos…