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Certamente, você já contratou algum serviço, tirou dúvidas sobre um produto ou resolveu um problema utilizado o chatbot, certo? Sabe aquele chat em que um atendente virtual com inteligência artificial auxilia com as mais diversas questões? É o que chamamos de chatbot, ou seja, um bate-papo com um software programado por meio de aplicativos de mensagens.

Tal ferramenta auxilia muito na agilidade da interação entre as pessoas. E não pense que é somente nos canais de venda e suporte ao cliente que ele é utilizado! Essa tecnologia já virou tendência no segmento corporativo, e as empresas estão utilizando cada vez mais o chatbot no RH. Ou seja, é possível adotar esse tipo de atendimento com os colaboradores e aproveitar uma série de benefícios, fazendo do chatbot um verdadeiro parceiro. Continue a leitura para entender como!

Como o chatbot pode ser um aliado do setor de RH?

É inegável como as relações profissionais de hoje estão cada vez mais digitais e automatizadas. Todas as atividades e resoluções demandam uma agilidade que, muitas vezes, é humanamente impossível de ser realizada. São centenas de e-mails e mensagens para responder, levando em consideração o entendimento de todo o processo por trás de cada solicitação, o que requer tempo.

Como o setor de Recursos Humanos, em muitas empresas, tem o objetivo de ser cada vez mais estratégico e menos burocrático, a tecnologia surge como fator principal para agilizar a rotina de trabalho desses profissionais e automatizar o que pode ser feito de maneira mais ordenada e mecânica.

O chatbot é a ferramenta ideal para realizar atendimentos mais rápidos e corriqueiros do setor para os colaboradores. Trata-se de uma alternativa para conseguir dar pronta resposta a quem deseja orientações, impactando menos a rotina de trabalho dos dois lados. Assim, os gestores de RH conseguem se concentrar mais nas ações estratégicas relacionadas diretamente com os resultados da empresa. Entenda os benefícios!

Redução de custos

Já reparou que quando as empresas passam por situações delicadas ou por fases de reestruturação muitos setores acabam ficam sobrecarregados? Um exemplo disso é quando há demissão e a companhia não pode contratar outro profissional naquele momento. Nesse sentido, o setor de RH é um dos que mais sofrem com esse tipo de situação, já que sua atuação é tática e, ao mesmo tempo, burocrática, e a equipe acaba acumulando funções.

Porém, com a adoção de uma ferramenta como o chatbot não há a necessidade de uma nova contratação, pois o sistema pode fazer, de maneira automática, as atividades corriqueiras que fariam parte da rotina de um profissional. Assim, a empresa sai ganhando, pois reduz os custos com admissão e os colaboradores também são beneficiados por não acumularem tantas tarefas, o que contribui para o engajamento no trabalho.

Otimização do tempo

Imagine que um colaborador queira saber qual é o período em que ele pode tirar férias. Antes de se deslocar até o setor de RH para tirar essa dúvida, ele pode acessar o chatbot e fazer uma pergunta rápida para o sistema automatizado. Assim, como a programação já foi feita, o atendente virtual acessará prontamente o perfil desse colaborador e enviará a resposta automaticamente.

Mais precisão nos atendimentos

Uma ferramenta bem programada dificilmente apresenta erros, principalmente aqueles comuns nas falhas humanas, como um dia ruim no trabalho e a demora para realizar as atividades. Assim, com a utilização do chatbot também não há a influência de percepções pessoais durante o auxílio, o que promove um atendimento mais preciso e objetivo para ambas as partes.

Como aplicar o chatbot no RH?

Após entender como o chatbot pode ser um aliado do setor de Recursos Humanos em vários aspectos e que, tanto empresa quanto colaboradores só tendem a ganhar com a implementação do sistema, é preciso saber de que forma isso pode ser feito. Veja o quanto é grande a área de atuação e algumas das sugestões de como você pode aplicar na sua companhia!

Na análise de dados para processos de recrutamento e seleção

Já se foi a época em que as empresas se restringiam às provas, aos testes psicológicos e às dinâmicas como partes de um processo seletivo. Atualmente, elas precisam contar com recursos de ponta, como a inteligência artificial para conseguir fazer contratações mais certeiras, estratégicas e focadas nas necessidades de cada setor ou cargo.

Com a adoção do chatbot no RH, as empresas podem começar o processo de conhecimento do profissional, mesmo que ele ainda nem tenha pisado na organização. Por exemplo, ao selecionar um currículo interessante, é possível programar perguntas específicas, entrar em contato com o candidato e solicitar que ele as responda por meio do sistema. No final, ele já terá dado algumas informações sobre seu comportamento que evidenciarão se tem potencial para prosseguir ou não no processo.

Na resolução de atividades internas

Lembra-se de quando citamos o caso do funcionário que quis saber sobre suas férias? Esse exemplo também serve perfeitamente neste caso, para que você entenda melhor, afinal, lidar com férias também é um procedimento típico das atividades de RH. Além disso, o chatbot auxilia na recepção de perguntas sobre horas extras, pagamento de benefícios, dúvidas sobre cálculos na folha de pagamento, entre outras.

Na aplicação de testes e avaliações de desempenho

É possível ainda, por meio do chatbot, que a empresa programe perguntas na ferramenta para entender mais sobre o desempenho dos seus colaboradores e onde eles precisam ser desenvolvidos. Assim, com as respostas dos profissionais é possível elaborar treinamentos mais específicos e direcionados para cada perfil de colaborador, identificando suas reais necessidades e em quais áreas estão se sobressaindo.

Na avaliação da saúde e satisfação interna do colaborador

Não poderíamos deixar de citar a satisfação interna como um termômetro fundamental a ser medido pelo chatbot. Neste caso, podem ser inseridas questões sobre o clima organizacional, o motivo de faltarem e o andamento da sua saúde, as indagações sobre a liderança e melhoria nas atividades desenvolvidas. Assim como podem ser solicitadas sugestões de melhoria para que eles deixem no sistema.

Percebeu como ter o chatbot no RH pode ser um aliado e tanto nas atividades e estratégias do setor? A tecnologia veio com tudo para auxiliar as empresas a alcançarem seu potencial máximo e, consequentemente, terem o sucesso desejado. Não hesite em apostar nessa ferramenta, pois a companhia e os colaboradores só serão beneficiados com isso!

O que acha de aproveitar e aprender mais sobre como adotar um RH mais estratégico por meio da tecnologia, especialmente da gamificação? Temos um artigo sobre esse assunto esperando por você!

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