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Carteira de trabalho digital como funciona?

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Você conhece a carteira de trabalho digital e sabe como funciona? Há um tempo, a maioria dos documentos pessoais já vem sendo adaptada para a sua versão digital: carteira de motorista, título de eleitor, CPF, carteira de identidade, entre outros. Desde 2019, a carteira de trabalho digital também passou a ser utilizada em substituição ao modelo físico, trazendo vários benefícios tanto para os empregadores quanto aos colaboradores.

Neste artigo, você conhecerá a carteira de trabalho digital e os seus benefícios para os empregadores e funcionários. Continue a leitura e descubra mais sobre a carteira digital e de que modo ela funciona. Confira!

O que é a carteira de trabalho digital e como ela funciona?

A carteira de trabalho digital foi uma iniciativa do Ministério do Trabalho, implementada por meio da Portaria nº 1.065/2019, a fim de modernizar o acesso às informações referentes à vida profissional dos trabalhadores.

A partir da adesão das empresas ao eSocial, plataforma do governo que unifica o envio de informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, passou a ser desnecessária a anotação de informações de trabalho nas carteiras físicas. Isso porque as informações cadastradas nessa plataforma migraram automaticamente para a CTPS digital, cujo aplicativo está disponível tanto para o sistema Android quanto para iOS.

Quais os benefícios de utilizar a carteira de trabalho digital?

Sem dúvida, a modernização traz diversas facilidades, principalmente ao lidar com burocracias. A implementação do eSocial e a substituição da carteira de trabalho física pela versão digital trouxeram vários benefícios, como você verá a seguir.

Praticidade nos processos internos

Com a aplicação do eSocial e da CTPS digital, agora não há mais a necessidade dos empregadores emitirem recibos quando forem atualizar dados trabalhistas dos funcionários. Os próprios registros de atualizações no aplicativo da CTPS equivalem à apresentação da carteira de trabalho em meio digital.

Rapidez na admissão

O uso da carteira de trabalho digital contribui para uma admissão mais ágil, uma vez que o candidato pode aproveitar melhor as vagas e oportunidades de trabalho, reduzindo o tempo de atendimento. Além disso, o profissional do RH consegue, em poucos cliques, identificar a jornada trabalhista do profissional e verificar seu histórico profissional, motivos de desligamento e outras informações importantes.

Mais controle na atualização dos dados

Outra grande vantagem da carteira de trabalho digital foi sua integração com o eSocial. Isso permitiu não só uma integração das informações da base de dados do Ministério da Economia, como também mais agilidade para acessar informações trabalhistas, tanto para o empregador quanto para o funcionário. Isso possibilita mais controle na hora de atualizar os dados, sabendo que eles estão concentrados em um só lugar.

Agora que você conheceu a carteira de trabalho digital e de que forma funciona, viu como ela facilita a vida do profissional de RH? Lembrando que cabe ao setor de Recursos Humanos estar por dentro de todas as alterações relativas à legislação trabalhista e RH, implementando as novas medidas e modernizando seus processos para atender à empresa e aos funcionários de maneira mais eficiente.

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