Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Todo gestor sabe a importância de se manter os colaboradores motivados e engajados em suas tarefas. E a melhor forma de cuidar dessa questão é garantindo boas condições básicas de saúde e alimentação.

O cadastro no PAT — Programa de Alimentação do Trabalhador — permite que a empresa consiga fornecer benefícios aos seus colaboradores nesse sentido e ainda obter vantagens importantes para o negócio.

Se a sua organização ainda não aderiu ao programa, veja, neste artigo, quais são as vantagens que ela está perdendo e como fazer para reverter isso.

O que é o PAT?

O PAT é um programa de incentivo à alimentação saudável dos trabalhadores criado em 1976, pela Lei nº 6.321 e regulamentado pelo Decreto nº 5, de 14 de janeiro de 1991. Seu objetivo é proporcionar uma alimentação mais nutritiva e de qualidade para os trabalhadores.

As empresas que aderem ao programa ficam obrigadas a oferecer um benefício em uma das seguintes modalidades:

Organizações com mais de 300 funcionários são obrigadas a oferecer um refeitório próprio com um nutricionista que garanta o balanceamento das refeições. Nos outros dois casos, os cartões levam vantagem sobre a cesta básica por serem mais fáceis de gerenciar e permitirem mais autonomia ao trabalhador em suas compras.

Quais são os benefícios desse programa?

A adesão ao PAT não tem caráter obrigatório, mas as empresas que optam por seguir o programa se beneficiam em aspectos importantes, como os destacados a seguir.

Melhoria na qualidade de vida do trabalhador

A primeira vantagem que a organização deve se ater, é para o fato da melhoria na qualidade de vida do trabalhador. Bem alimentados, eles podem produzir mais e melhor, ter mais atenção às suas atividades e sofrer menos doenças e afastamentos. Além de ser algo que faz bem para eles, é uma forma de manter as equipes mais engajadas e motivadas.

Incentivos fiscais para a empresa

Outro benefício importante são os incentivos fiscais. As empresas que aderem ao PAT podem descontar até 4% do imposto de renda e ainda têm isenções nos encargos sociais, tais como FGTS e INSS. No decorrer de cada ano, esses valores somam uma importante quantia que pode ser investida em ações voltadas para a melhoria do negócio.

Atração e retenção de talentos

Por fim, as empresas que participam do PAT também saem na frente na atração e retenção de seus talentos. Os trabalhadores sabem das vantagens que esse programa oferece e isso pode pesar bastante como critério de avaliação entre propostas de emprego.

Como fazer o cadastro no PAT?

Para cadastrar a empresa no PAT, basta acessar o site da Secretaria de Trabalho e seguir os passos indicados. Lembre-se de ter em mãos o cartão do CNPJ e a quantidade de trabalhadores por faixa salarial, divididos entre os que recebem abaixo de 5 salários-mínimos e os que recebem acima desse valor.

Como você pôde ver, o cadastro no PAT é algo simples, mas muito importante para as organizações. Os benefícios do programa geram melhorias para a vida dos colaboradores e promovem o crescimento e fortalecimento da empresa no mercado. Então, o que está esperando? Faça a sua inscrição no PAT e comece a desfrutar dessas vantagens o quanto antes!

Se você entendeu a importância do PAT e pretender aderir em sua empresa, não se esqueça de contar com um bom fornecedor para o vale-alimentação. Garanta uma parceria de confiança, com uma empresa experiente no mercado. Entre em contato conosco e conheça as nossas soluções!

Solicite um orçamento de vale transportePowered by Rock Convert