Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo
A modernização e a otimização de atividades chegaram ao setor de Recursos Humanos há alguns anos. Por isso, é importante que os profissionais da área fiquem por dentro das principais tecnologia no RH.
As ferramentas podem ser aplicadas tanto no recrutamento e na seleção quanto na análise de desempenho da equipe. Ou seja: implementar um RH 3.0 se torna significativo para ter mais eficiência na equipe. Continue a leitura e veja exemplos de tecnologias para aplicar na empresa.
1. Software para recrutamento com inteligência artificial
Os profissionais da área podem conseguir recrutamentos mais assertivos com soluções que utilizam inteligência artificial. Dessa forma, é possível:
- fazer buscas mais precisas com uso de algoritmos;
- cruzar competências e características dos candidatos com os requisitos da vaga;
- agendar entrevistas e dar feedback aos candidatos de forma automática;
- realizar entrevistas por vídeos;
- aplicar testes e avaliações comportamentais.
2. Armazenamento em nuvem
Ferramentas para armazenamento em nuvem são mais um exemplo de tecnologia no RH. A estratégia pode ser positiva para:
- acessar informações de qualquer local;
- integrar sistemas e plataformas;
- conseguir mais agilidade na gestão de dados e processos internos.
Com o armazenamento em nuvem, todos os dados necessários para a gestão do capital humano da empresa poderão ser acessados de forma digital, o que contribui para a atuação de profissionais em home office. Além disso, a medida agrega mais agilidade à rotina da equipe.
3. Analytics
De acordo com uma pesquisa da Adroit Market Research, o tamanho do mercado global de análise de RH deve atingir US$ 3,6 bilhões até 2025. Além disso, a expectativa é que, nos próximos anos, 51% das empresas de médio porte e 45% das companhias de grande porte aumentem seus investimentos em tecnologia de RH.
É comum que as empresas armazenem um grande volume de dados sobre os colaboradores. Contudo, além de coletá-los, é preciso analisá-los com atenção para tomar decisões estratégicas que favoreçam a motivação e retenção dos colaboradores.
Ferramentas de analytics são importantes para fazer uma análise de dados inteligente, encontrar padrões e gerar insights para a gestão de pessoas.
4. E-learning
As novas tecnologias no RH também ajudam com o desenvolvimento dos colaboradores. Ferramentas baseadas em e-learning são vantajosas para o aprendizado de trabalhadores de diversos setores e podem agregar benefícios como:
- acesso remoto ao treinamento;
- conteúdos interativos;
- ritmo de estudo personalizado de acordo com cada pessoa;
- redução de custos;
- agilidade no aprendizado.
Com o e-learning, é possível contar com plataformas que podem ser acessadas por computador ou aplicativo, uso de gamificação e realidade virtual para transmitir o conteúdo, entre outras funcionalidades. A estratégia torna a experiência de aprendizado mais dinâmica e personalizada, podendo agregar bons resultados para a empresa.
5. Ferramentas para avaliação de desempenho
As ferramentas para avaliação de desempenho também estão mais modernas no RH 3.0. Hoje em dia, há softwares capazes de monitorar o desempenho dos colaboradores e fazer um mapeamento do perfil comportamental.
O investimento nesse tipo de solução pode ser positivo para o clima organizacional, a produtividade e o engajamento. Ao avaliar as características dos funcionários, a equipe de RH poderá adotar estratégias como treinamentos e adequação de função para mantê-los alinhados aos objetivos organizacionais.
Essas são as principais ferramentas de tecnologia no RH. A aplicação delas permite a automatização de processos e um ganho de eficiência para o setor, contribuindo com o desenvolvimento dos colaboradores e a motivação, entre outros benefícios.
E então, como anda a implementação de tecnologias no RH da sua empresa? Conte nos comentários!