Categories: Gestão de Pessoas

Você sabe o que é segurança psicológica? Saiba por que é tão importante!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Problemas como ansiedade, depressão e estresse têm preocupado bastante as empresas. Não apenas porque prejudicam a produtividade dos colaboradores, mas também pelos impactos na saúde e no clima organizacional. Dessa maneira, cada vez mais se fala na importância da segurança psicológica e da necessidade de medidas que a solidifique.

De fato, oferecer um ambiente saudável aos funcionários é um pré-requisito para as empresas que querem se manter competitivas. No entanto, boa parte delas não sabe o que fazer para colocar essa ideia em prática. Por isso, neste artigo mostramos o que é segurança psicológica e sua importância para o mundo dos negócios. Confira!

O que é segurança psicológica?

Há muito se discute os impactos da saúde mental dos colaboradores na rotina das empresas. No entanto, a segurança psicológica só foi descrita pela primeira vez em 1999, por Amy Edmondson, professora da Harvard Business School. Segundo ela, trata-se de um ambiente que propicie saúde e confiança e valorize não apenas resultados, mas também as pessoas.

Assim, para ter segurança psicológica, uma empresa precisa manter uma boa comunicação com os colaboradores, oferecendo feedbacks constantes e promovendo o aprendizado e o desenvolvimento profissional. Para tanto, ela investe em treinamentos, na comunicação entre as pessoas, em infraestrutura e na construção de processos mais ágeis e eficientes.

Qual é a sua importância para o ambiente de trabalho?

A produtividade, a criatividade e a inovação são bastante incentivadas nas empresas, principalmente em um mercado tão competitivo. No entanto, a alta pressão sobre os funcionários pode gerar um ambiente incerto, no qual a busca por bons resultados a qualquer custo e com uma competição excessiva deixa as pessoas isoladas.

Esse isolamento pode resultar em um esgotamento físico e mental, que contribui ainda mais para um ambiente tóxico e, consequentemente, pouco produtivo. Ou seja, a segurança psicológica é um estado de proteção e confiança e é fundamental para que as pessoas tenham uma alta performance, sem prejudicar a sua integridade mental ou emocional.

Como implementar uma cultura de segurança psicológica?

Um erro comum em muitas organizações é acreditar que a segurança psicológica acontece naturalmente. Pelo contrário, é necessário adotar medidas específicas que busquem garantir um ambiente saudável. Isso vai depender muito da cultura organizacional, dos processos e de outros fatores. De qualquer modo, a seguir, listamos algumas ações que podem ser executadas.

Adote uma cultura de feedback

Dar retornos constantes sobre o rendimento dos funcionários é importante para que eles se conheçam melhor e tenham mais segurança ao interagir com os outros.

Incentive as opiniões

Deixe claro que comentários e perguntas podem ser feitas em reuniões e no dia a dia, ou seja, que os colaboradores têm liberdade para se expressar.

Converse com as pessoas

É preciso manter um diálogo aberto para conhecer o estado emocional dos colaboradores, até mesmo para se antecipar a algum problema.

Inclua os funcionários nas decisões

Caso eles ainda não se sintam confortáveis em se expressar, peça opiniões e explique os motivos para cada decisão.

Conheça as pessoas

Um bom relacionamento interpessoal depende de muita conversa e interações positivas, que ajudam a evitar fofocas e outros problemas.

Por fim, destacamos que a segurança psicológica não deve ser usada apenas para transmitir a imagem de um ambiente saudável. Pelo contrário, é crucial que ela faça parte da cultura da empresa, contribuindo para melhores resultados, incentivando a inovação e a criatividade e, realmente, trazendo mais qualidade de vida para os colaboradores.

Gostou de saber o que é segurança psicológica? Quer receber mais dicas sobre gestão de pessoas? Então, assine nossa newsletter e não perca nenhum conteúdo!

SPVALE

Recent Posts

5 motivos para substituir a cesta de Natal pelo cartão Vale Natal

A cesta de Natal para colaboradores é uma tradição antiga no mundo corporativo. Durante décadas,…

1 semana ago

Como alinhar a premiação com a cultura e os valores da empresa?

Toda empresa deseja reconhecer e valorizar seus colaboradores. Mas será que a premiação de fim…

2 semanas ago

Vale-Natal ou cesta de Natal: qual a melhor escolha para colaboradores em 2025?

Vale-Natal ou cesta de Natal: o que dizem os dados mais recentes No contexto das…

3 semanas ago

Cartão de Natal corporativo: a solução prática para presentear colaboradores

O fim de ano é uma época especial para empresas e colaboradores. Além de ser…

3 semanas ago

Criando uma experiência do colaborador memorável com benefícios bem‑estruturados

Oferecer benefícios corporativos vai muito além da obrigação legal ou de atrair talentos no recrutamento.…

1 mês ago

Vale-refeição na CLT: o que diz a lei e como evitar erros na concessão

O vale-refeição é um dos benefícios mais oferecidos pelas empresas, mas sua concessão ainda gera…

3 meses ago