A comunicação interna é significativa para a satisfação e motivação da equipe, mas algumas empresas acabam deixando isso de lado, ou não aplicam uma estratégia adequada.
Ter um planejamento eficiente nessa área pode ajudar a compartilhar os objetivos empresariais com a equipe e informá-los sobre assuntos importantes.
Quer saber como otimizar a sua comunicação interna? Continue a leitura e veja 4 dicas para isso!
A comunicação interna é essencial para a companhia. Por meio dela será feito o alinhamento entre os colaboradores e os objetivos corporativos. A estratégia ainda traz benefícios como:
As ações de comunicação interna ajudam a disseminar os valores, missão e visão da empresa. Isso reforça a cultura organizacional e faz com que todos os colaboradores saibam que é esperado deles, contribuindo para a satisfação da equipe e dos clientes.
Outra importância da comunicação interna está relacionada com a melhoria no clima organizacional. Uma comunicação transparente reduz conflitos, boatos e fofocas e promove um ambiente de trabalho mais saudável.
Quando os funcionários compreendem claramente suas responsabilidades e os objetivos da empresa, isso influencia no aumento da eficiência e da produtividade deles, pois todos trabalham em direção a metas comuns.
A equipe de RH pode contar com a comunicação interna para realizar o onboarding de novos colaboradores. A estratégia planejada para esse caso compartilha informações relevantes com os recém-contratados e facilita a adaptação deles à cultura e aos processos empresariais.
Uma boa comunicação interna deve ser planejada com cuidado. Algumas dicas nesse caso são:
Procure estabelecer uma comunicação clara para evitar mal-entendidos. Para isso utilize ferramentas adequadas, considere o perfil da equipe e escolha o momento certo para transmitir a mensagem.
Analise as melhores formas de transmitir as mensagens para a equipe por meio de canais oficiais e confiáveis. Intranet, newsletter, rede social corporativa, jornal mural, comunicados, eventos e TV Corporativa são algumas formas de fazer isso. É recomendado utilizar diferentes canais para garantir que a mensagem seja recebida por todos.
Os líderes têm papel importante na comunicação interna e devem receber treinamentos para transmitir a visão e missão da organização de forma adequada, fornecer orientações atualizadas sobre os processos da empresa, entre outras situações.
Tenha canais de comunicação, como pesquisas internas, para ouvir a equipe e receber críticas e ideias dos colaboradores. Incentivar a participação dos profissionais, reconhecer e valorizar a opinião deles contribui para a satisfação e motivação do grupo.
A comunicação interna pode ser dividida em comunicação escrita, verbal, vertical, horizontal e diagonal.
Comunicação escrita e a verbal são as mais comuns. A comunicação vertical é voltada para a alta gestão, são ações de comunicação interna para líderes e gestores, por exemplo. Também há a comunicação vertical descendente, da gestão para a equipe, ou ascendente quando informações fluem dos colaboradores para a gestão, como feedbacks e sugestões.
Já na comunicação horizontal todos os colaboradores recebem a mesma informação. Por fim, na comunicação diagonal as ações são voltadas para áreas específicas, como mensagens direcionadas apenas para equipe comercial, de marketing, entre outras.
Investir em estratégias de comunicação interna fortalece a coesão da equipe, alinha os esforços individuais aos objetivos corporativos e contribui para o sucesso da organização. Por isso, ela deve ser planejada com atenção.
Quer mais conteúdos de RH? Então curta a nossa página nas redes sociais para ficar por dentro das próximas publicações. Estamos no Facebook, LinkedIn e Instagram!
É impossível falarmos em “sustentabilidade” nas empresas sem olharmos toda a cadeia envolvida em torno…
No Dia Mundial da Saúde nas empresas, é essencial discutir como a alimentação influencia a…
A gestão de frotas é uma prática essencial para empresas que utilizam veículos em suas…
Auxílio-farmácia é um benefício corporativo que pode ser atrativo para os seus colaboradores. Já pensou…
Saber como determinar o valor do vale-refeição ideal é essencial para garantir o bem-estar dos…
A partir de 26 de maio de 2025, todas as empresas brasileiras precisarão incluir a…