define( 'WP_DEBUG', false ); [22-Jul-2025 10:48:17 UTC] PHP Fatal error: Uncaught Error: Call to undefined function add_action() in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php:66 Stack trace: #0 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php(8): ChorusActivityLogger::initialize() #1 /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/index.php(7): require('/home/blog/publ...') #2 {main} thrown in /home/blog/public_html/wp-content/mu-plugins/chorus-core/activity-logger.php on line 66 Entenda como lidar com os millennials no mercado de trabalho!
millennials no mercado de trabalho millennials no mercado de trabalho

Entenda como lidar com os millennials no mercado de trabalho!

7 minutos para ler

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

Nos últimos anos, uma geração de pessoas tem transformado o ambiente corporativo, por meio de uma nova forma de trabalhar, se relacionar e entender o mundo. Com a inserção dos millennials no mercado de trabalho, as empresas tiveram que se adaptar a uma realidade em que os profissionais têm novos valores e anseiam por desafios diferentes.

Essa transformação acontece, em grande parte, porque, diferentemente das gerações anteriores, as pessoas da geração Y já são envolvidas logo cedo com novas tecnologias e o meio digital. Assim, elas se adaptam com mais facilidade às mudanças oferecidas pelo rápido desenvolvimento tecnológico.

No entanto, essa é uma análise superficial, apenas um recorte de como essa geração tem influenciado as relações trabalhistas. Neste post, falamos um pouco mais sobre esses profissionais e como as empresas podem lidar com os millennials no mercado de trabalho. Acompanhe!

O que são millennials?

A geração Y é formada por aqueles que nasceram entre 1980 e 1995. Pela sua proximidade com a virada do milênio, ficaram conhecidos como millennials. Diferentemente das gerações anteriores, essas pessoas já nasceram em um contexto de grande urbanização e desenvolvimento tecnológico, estando habituados a uma evolução rápida das tecnologias, como no caso dos computadores pessoais e dos smartphones.

Além disso, nos últimos 30 anos, o mundo acompanhou uma revolução social bem mais rápida do que aconteceu no passado. As pessoas tiveram mais acesso ao ensino e à informação, as mulheres estão conquistando mais espaço no mercado de trabalho e a tecnologia substituiu inúmeras profissões, abrindo caminho para o surgimento de novas.

Por outro lado, os millennials também assistiram ao agravamento de problemas ambientais e de tensões sociais, bem como a grandes mudanças políticas, como o fim da polarização entre o capitalismo e o socialismo. Ou seja, a geração Y cresceu em um mundo em constante transformação.

Quais as características de um millennial?

Podemos dizer que a principal característica dos millennials seja a sua adaptabilidade a mudanças. Em alguns casos, isso se reflete na própria inclinação desses profissionais a preferirem um ambiente inovador e com grandes desafios. São mais empreendedores, autônomos, criativos e gostam de participar das decisões.

Outra característica marcante e que chama atenção é a conectividade. Afinal, muitos dos millennials cresceram conectados à internet e às tecnologias digitais. Por isso mesmo, estão mais inseridos nas redes sociais e conseguem administrar melhor um fluxo intenso de tarefas e informações simultâneas.

Os millennials no mercado de trabalho também são mais engajados em causas sociais e ambientais, defendendo mais diversidade e inclusão. Por isso, costumam buscar empresas que compartilham desses valores e que tenham um ambiente mais inovador e instável, que acompanhe melhor as próprias transformações na sociedade e até se antecipe a elas.

No entanto, essa busca constante por inovação e informações pode deixá-los mais suscetível a problemas relacionados à saúde mental, como a síndrome de burnout. Apesar da grande conectividade no mundo virtual, os millennials podem ter mais dificuldade em se relacionar com as pessoas no mundo real.

Sem contar que, muitas vezes, o excesso de autonomia prejudica as relações de trabalho em ambientes hierarquizados e pouco aberto a mudanças. Assim, é comum que os pertencentes à geração Y sejam mais inclinados a mudanças de empregos, aumentando o turnover nas empresas.

Portanto, as mesmas características que favorecem os millennials no mercado de trabalho são aquelas que podem prejudicá-los. Obviamente, isso não é uma regra para todas as pessoas dessa faixa etária, mas serve para orientar as empresas a criarem estratégias que facilitem o aproveitamento das qualidades desses profissionais e a retenção desses talentos.

Como lidar com millennials no mercado de trabalho?

É comum que as empresas mais novas consigam lidar melhor com os millennials no mercado de trabalho. Até porque muitas delas foram criadas e são gerenciadas por pessoas dessa geração. Isso não significa que as organizações mais tradicionais e consolidadas também não possam se adaptar a esse público.

Pelo contrário, boa parte das mudanças a serem implementadas contribuem para a inovação e a adaptação a um mercado em transformação. Obviamente, essas mudanças podem variar bastante de uma organização para outra, de acordo com o tamanho, o setor em que atuam e a sua cultura organizacional. De qualquer forma, podemos destacar as ações, a seguir.

Aproveite a conectividade

Se os colaboradores já estão mais habituados à tecnologia, essa característica pode ser aproveitada pela empresa com a introdução de novas ferramentas. Possivelmente, eles terão mais facilidade em aprender a manuseá-las, favorecendo a redução de custos e o aumento da produtividade.

Cuide da satisfação dos colaboradores

Se os millennials não são tão preocupados com a estabilidade no ambiente de trabalho, é fundamental que as empresas invistam em ações que aumentem a satisfação deles. Ora, basta lembrar que eles compartilham mais as experiências nas redes sociais, sejam boas ou ruins. Uma crítica de um funcionário insatisfeito pode prejudicar bastante a reputação de um negócio, podendo ser vista por milhares e até milhões de pessoas. Ou seja, é preciso zelar para que esses profissionais se sintam motivados e engajados na organização.

Invista na retenção de talentos

Os millennials nem sempre são motivados por salários. Eles também buscam ter um bom plano de carreira e desenvolvimento, além de benefícios que demonstrem o quanto a empresa os valorizam. Sem contar que devem acreditar nos valores do negócio. Por isso, é fundamental adotar políticas que visem o comportamento ético e o compromisso com a sustentabilidade, a diversidade e a inclusão.

Preste atenção às suas ideias

Outra forma de lidar com os millennials no mercado de trabalho é ouvindo as ideias deles. Afinal, são pessoas que estão ligadas a todas as novidades, buscando sempre coisas novas, que podem beneficiar bastante a empresa. Do contrário, eles podem se sentir desmotivados e desvalorizados pela organização.

Tenha um ambiente mais flexível

A instabilidade mais acentuada dos millennials não precisa ser vista como um problema. Para contornar essa situação, pode-se adotar horários flexíveis, home office e outras políticas de flexibilização que favoreçam a produtividade desses profissionais.

Apresente desafios novos

Uma tendência é que os millennials fiquem entediados e desmotivados com rotinas e processos massantes. Por isso, o ideal é sempre apresentar novos desafios e responsabilidades.

O fato é que não dá para fugir da geração Y, uma vez que eles formam boa parte dos profissionais, além de serem bastante capacitados e preparados. O melhor é adotar estratégias de retenção dos millennials no mercado de trabalho, como a flexibilização nos processos e uma boa gestão de benefícios, pois eles têm muito a oferecer.

Gostou de saber como lidar com os millennials e quer entender melhor como a gestão de benefícios pode ajudar a reter esses profissionais? Então, entre em contato conosco e conheça os nossos serviços!

Nos siga no Instagram! 

Posts relacionados

Deixe um comentário